Apesar de já existirem há alguns anos, até 2012 as diferentes unidades estaduais de saúde gerenciadas pela UNICAMP não contavam com gestão centralizada. Fatores circunstanciais contribuíram para que inicialmente não fosse possível a construção de uma estrutura centralizada de acompanhamento, mesmo com o reconhecimento dos benefícios que poderiam advir desse formato.

Reconhecendo a necessidade de alteração nesse quadro, em maio de 2012 a Reitoria da Unicamp empenhou-se na instalação de um “Núcleo Central de Gestão dos Ambulatórios Médicos de Especialidades” constituindo uma nova estrutura cujas motivações, funções e organização obedeceram diretrizes baseadas na maior integração e na resolução das necessidades observadas ao longo dos anos de acompanhamento de cada um dos serviços.

Alterações importantes em busca de uma maior racionalidade administrativa, assim como avanços assistenciais que permitiram maior sintonia com os municípios referenciadores e com as Diretorias Regionais de Saúde de Campinas (VII), São João da Boa Vista (XIV) e Piracicaba (X) passaram a ser feitas, resultando em benefícios evidentes para todos os participantes do processo e principalmente com um melhor atendimento à população usuária.

Tendo em vista o sucesso financeiro e assistencial das iniciativas empreendidas, a partir de janeiro/2014 o Reitor recém-empossado, Prof. Dr. José Tadeu Jorge, ratificou a existência deste novo órgão, ligado diretamente à Reitoria da UNICAMP e que passou a ser nomeado como “Núcleo Central de Acompanhamento e Gestão dos Convênios SES/UNICAMP”, identificado pela sigla NACSES. A partir da Resolução GR-002/2014, o Núcleo passou a incorporar a responsabilidade pela gestão do Hospital Estadual Sumaré e dos 6 Ambulatórios Médicos de Especialidades, serviços administrados pela Universidade a partir de convênios com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES).

A Coordenação Central manteve-se a cargo do Prof. Dr. Lair Zambon, livre-docente da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP que desde 1997 vem coordenando unidades de saúde resultantes de parcerias da Universidade com a SES, tendo acumulado experiência e êxitos relevantes na área.

No decorrer destes anos, o NACSES vem apresentando sucesso em seu projeto de otimização de serviços administrativos, cumprindo as metas de produção e qualidade contratadas em cada convênio. Há atenção especial para a articulação adequada e dinâmica com a rede de saúde regional, assim como entre os vários níveis de atenção existentes dentro do mesmo conjunto assistencial, respeitando a complexidade das patologias e buscando garantir a integralidade do cuidado aos usuários.

Você tem alguma sugestão? Envie para nós!