fone2Telefones de Contato
Acesso rápido aos contatos de nossas unidades

duvidas2Dúvidas Frequentes
Veja as principais dúvidas dos pacientes atendidos em nossos serviços.

preparo examesPreparos de Exames
Confira o preparo do seu exame. 


Como posso ser atendido no AME?

Os AMEs oferecem consultas e exames para pacientes previamente encaminhados pelos municípios de origem. O paciente deve passar por consulta no Sistema Único de Saúde de sua cidade e, mediante avaliação médica, em caso de necessidade de diagnóstico ou avaliação de especialista do qual o município não disponha, o mesmo recebe uma guia de encaminhamento. O serviço de saúde ou a assistência social do município agendará a consulta diretamente no AME.

É importante ressaltar que o objetivo do AME é diagnosticar e encaminhar para tratamento nos centros de referência ou o próprio município. O AME não faz acompanhamento ou tratamento das patologias dos clientes.

 

Qual o procedimento de agendamento nos municípios?

Cada município atendido pelo AME tem uma determinada cota para consultas e exames. Quando o cliente dá entrada no serviço de saúde ou passa pela assistência social de sua cidade para agendamento no AME, é o próprio município que agenda as datas de acordo com as cotas que lhe cabem.

 

O AME atende convênios médicos ou consultas particulares?

O AME atende apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e portanto todos os encaminhamentos deverão ser também do SUS.

 

O AME realiza exames pedidos por médicos de outras unidades de atendimento?

Os exames oferecidos obedecem um sistema de cotas que são distribuídos entre os municípios atendidos no AME e também com pedido externo, ou seja, pedidos feitos por médicos de outras unidades de saúde. Esses exames externos deverão ser agendados pelo serviço de saúde ou assistência social do município de origem.

 

O AME atende urgência e emergência?

O AME só atende consultas e exames eletivos. Os clientes que necessitarem de atendimento de urgência e emergência deverão procurar o Pronto Socorro mais próximo.

“O Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Franceschini (HES) é unidade hospitalar inaugurada em setembro/2000 para atendimento referenciado da população de microrregião de Campinas. Nesses primeiros quinze anos de funcionamento conquistou avanços importantes, atingindo níveis de excelência na qualidade dos serviços prestados, bem como o cumprimento total das diretrizes e metas contratuais estabelecidas. Foram obtidas a Acreditação Hospitalar nacional com excelência (ONA Nível 3) e, mais recentemente, a Certificação  Internacional – Acreditação Canadense, mas o mais importante é a melhoria do atendimento à saúde regional e o respeito conseguido pela instituição junto à sociedade.

Os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) são unidades de saúde implantadas a partir de 2008 pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. São serviços ambulatoriais com alta resolutividade para consultas especializadas, exames de diagnóstico e procedimentos médicos que se articulam com a rede básica de saúde de cada região, visando o atendimento às necessidades dos pacientes encaminhados.

A UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) trabalha em sintonia com a Secretaria do Estado da Saúde desde o início destes projetos, responsabilizando-se pela gestão de vários AMEs e também do Hospital Estadual Sumaré. Participa assim da organização regionalizada do Sistema Único de Saúde em São Paulo, contribuindo para a garantia da integralidade da assistência à saúde da população."

Serviços Ambulatoriais

Consultas médicas com especialistas, exames de apoio ao diagnóstico, cirurgias, procedimentos ambulatoriais. apoio de enfermagem, nutrição, fisioterapia e fonoaudiologia são alguns exemplos dos nossos serviços prestados...

Você tem alguma sugestão? Envie para nós!

© 2017 NACSES - Núcleo de Acompanhamento e Gestão dos Convênios SES/UNICAMP
Rua Vital Brasil nº 200 - 2º andar - Cidade Universitária. CEP 13083-888 - Campinas SP
Fone: 19 3521-0838 | Todos os direitos reservados.
Site desenvolvido pelo departamento de TI dos AMEs Unicamp.
UNICAMP | FCM (Faculdade de Ciências Médicas)  |   HES (Hospital Estadual Sumaré)    
FUNCAMP   |    HC (Hospital de Clínicas)     |     Processos Seletivos    |     Licitações