Apresentações musicais de funcionários marcam os 8 anos do HES

Em comemoração aos oito anos de existência, o Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) realizou, durante toda a semana passada, uma série […]

Autor: admin

Em comemoração aos oito anos de existência, o Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) realizou, durante toda a semana passada, uma série de eventos direcionados aos colaboradores da instituição. As atividades começaram no domingo (21) com o mutirão de saúde do homem, se estenderam durante a semana com happy-hours musicais apresentados por funcionários, almoços especiais e palestras, e se encerraram na sexta-feira (26), com a entrega da nova ambulância do hospital. Houve ainda, a celebração de uma missa em Ação de Graças no hospital.

Nestes oito anos de atividades, o HES tem assegurado a todas as camadas da população o acesso a uma assistência médica de qualidade cada vez melhor. Desde sua inauguração foram mais de 100 mil internações, cerca de 500 mil consultas ambulatoriais e de emergência, 18 mil partos e a instituição está perto de alcançar a marca de 100 mil cirurgias. “Ainda este ano vamos anunciar novidades na área cirúrgica do hospital com grande impacto nas filas da região”, informa o superintendente Lair Zambon.

Um dos destaques tecnológicos da instituição neste ano é o novo tomógrafo multislice 64 canais, capaz de realizar inúmeros tipos exames com riqueza de detalhes e em poucos segundos. O equipamento, o primeiro do interior em um hospital público, está em fase de calibração e atendendo as demandas da instituição. Sua entrega oficial será em novembro com a presença de autoridades. O equipamento está totalmente integrado ao sistema de informática MV2000i e ao PACS do hospital.

Outra atividade dentro das comemorações ainda em andamento é uma gincana interna, que teve início no começo do mês e termina neste sábado (4). O objetivo é arrecadar duas toneladas de alimentos para distribuição a entidades da cidade de Sumaré. São 12 equipes com dez integrantes que se dividem em atividades diárias realizadas no horário de almoço, entre elas, apresentação do calendário mais antigo, certidão de nascimento mais antiga, objeto mais antigo, arrecadação de livros e materiais recicláveis, prova de conhecimentos entre outras.

A abertura do evento Happy Hour Musical na segunda-feira (22) foi com a apresentação de violino, harpa e saxofone conduzida pelo funcionário Luiz Carlos Nunes que, juntamente com o amigo Narciso Barbosa (harpa) e Marlon Vieira, de 10 anos, ao saxofone. Eles tocaram no auditório da Comissão de Ensino e Pesquisa (CEP) músicas clássicas como minueto de Bach e George Gershwin. “Já toco como profissional há dez anos e sempre tive atração por músicas clássicas”, diz Nunes, que está no HES desde o ano passado.

Já na terça-feira (23), com um repertório pop-rock, os funcionários Adailton Carvalho (Radiologia) e Anderson Antonio da Silva (Farmácia) movimentaram a platéia. Ao som de baixo e teclado os funcionários dançaram e pediram bis. “Essa é a primeira vez que me aventuro a tocar dentro do meu ambiente de trabalho e, para dizer a verdade, foi muito bom”, comenta o baixista Anderson, que mora em Sumaré há 20 anos. Para o técnico em radiologia Adailton, no HES desde 2001, tocar no hospital foi uma experiência inédita. “Nunca pensei numa possibilidade dessa”.

No dia 24 (quarta-feira) foi a vez do grupo Pulo do Gato, formado por alunos de música da Unicamp. Márcio Pinho (violão e vocal) aluno do 3° ano, Júlio Melo (baixo elétrico) e Dhiego Andrade (bateria), ambos do terceiro ano, apresentaram um repertório instrumental de bossa nova, jazz e MPB. Juntos desde 2007, os alunos apostam no estilo diferente que adapta o som musical de violão para uma harmonia apresentada em trio. O Pulo do Gato tem participado de vários eventos musicais na Unicamp, em Campinas e em outras cidades, como o Julho Fest, Festival de Inverno de Poços de Caldas.

Na sequência dos eventos de comemoração, na manhã da quinta-feira (25), aconteceu a palestra “Como melhorar sua alimentação com alimentos ricos em propriedades funcionais”, ministrado pela diretora da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp, Gláucia Pastore. Médicos, profissionais administrativos, do serviço de Nutrição e de enfermagem ouviram e perguntaram sobre o tema que dia-a-dia passa a fazer parte da rotina de todas as famílias. “Esse tipo de alimento está em franca expansão no 1° mundo e certamente vai impactar e melhorar os hábitos nutricionais do brasileiro e a sua decisão de compra”, explicou Gláucia Pastore.

No final da tarde de quinta-feira o talento musical voltou para o estilo pop-rock. Dessa vez Paulo Longhi (Informática) e Anderson (Farmácia) animaram os convidados ao som de Skanq, Barão Vermelho, RPM, Paralamas, Roupa Nova, Capital e outras músicas flash-back. “Foi muito produtivo e muito importante esse momento de lazer para os funcionários, onde percebemos a descontração das pessoas após uma depois de jornada de trabalho”, conclui Anderson.

No encerramento das festividades no dia 26 (sexta-feira) o hospital recebeu sua nova ambulância totalmente equipada para todo tipo de atendimento. A finalização das apresentações musicais ficou por conta do funcionário do setor administrativos de convênios da Funcamp, Adelson Gomes. Sua cadência harmoniosa ao som do violão trouxe uma coletânea de músicas nacionais de artistas como Renato Russo, Zélia Ducan, Cazuza, Marisa Monte entre outros.

Todas as atividades de comemoração dos 8 anos da instituição foram coordenadas pelo Departamento de Recursos Humanos do HES com apoio do Serviço de Nutrição (SND), Segurança e outros. Para Lígia de Freitas responsável por toda a organização e operacionalidade dos eventos o resultado, em especial o da Gincana, tem sido muito positivo e compensador. “A adesão às atividades foram boas, mas a gincana está nos surpreendendo a cada dia, houve uma maior integração entre os funcionários e as provas entre as equipes ocasionam uma rotatividade constante na liderança em pontos corridos”, destaca Lígia.

Neste sábado (4), das 9 às 13 horas, acontece a finalização das atividades da gincana com provas dinâmicas e premiação das três equipes campeãs. O evento será realizado no estacionamento da CEP e contará com barracas dos voluntários servindo pastel, cachorro quente, derivados de milho, tapioca e refrigerante. A animação será do Grupo Hospitalhaços e RR Academia de Sumaré.

Caius Lucilius com Gláucia Santiago