Bombas de reservatório de água tem novo painel de comando automatizado

O Serviço de Engenharia do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) conclui uma importante reforma em um sistema de comando elétrico das […]

Autor: Caius

O Serviço de Engenharia do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) conclui uma importante reforma em um sistema de comando elétrico das bombas dos reservatórios de água do hospital. O novo painel elétrico de comando foi automatizado, possui vários leds de alerta e funcionamento, além de ter sido reposicionado para o térreo do hospital. O painel de controle anterior era manual e ficava no nível dos reservatórios, no subsolo do hospital.

De acordo com o gerente de engenharia do hospital, Ricardo Duft, o novo sistema de comando elétrico oferece mais segurança, já que detecta através de sensores, eventuais falhas do sistema como o excesso ou a falta de água, abrindo e fechando as válvulas automaticamente. Duft esclarece ainda, que são várias as vantagens do novo sistema, como por exemplo, o monitoramento das boias de nível dos reservatórios. “Qualquer funcionamento irregular das boias, os sensores disparam o alerta sonoro”, informa.

Até mesmo uma eventual falta de água na rede de abastecimento municipal ou mesmo a entrada de ar pela rede, os sensores acionam alertas sonoros presentes no painel de comando elétrico. Na ocasião das obras, também foi substituída toda instalação de abastecimento da rede externa hidráulica, que era de ferro e foi trocada por tubulações de PVC.

Ricardo Duft esclarece também que além do novo painel de comando de bomba garantir o pleno funcionamento do sistema, a tecnologia assegura a segurança de profissionais e evita o contato direto com fios e outros materiais perigosos. Hoje o abastecimento de água do HES é misto (rede e poço artesiano). Os dois reservatórios instalados no hospital possuem capacidade para 52 mil litros.

Caius Lucilius