Enfermeiras da CME participam de livro da Editora Unicamp

O livro “Enfermeiros: Uma gestão profissional e pessoal”, organizado pela professora Kátia Stancato da Faculdade de Enfermagem da Unicamp e […]

O livro “Enfermeiros: Uma gestão profissional e pessoal”, organizado pela professora Kátia Stancato da Faculdade de Enfermagem da Unicamp e pela professora Maria Manuela Frederico Ferreira, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (Portugal), conta com um capítulo escrito pelas enfermeiras Edna Beck (Foto), Evelyn Cabral Teoro (Foto) da Central de Materiais e Esterilização (CME). O lançamento foi em março.

O livro que tem 15 capítulos é editado e produzido pela Editora Unicamp, e tem por objetivo apresentar, principalmente aos profissionais da área da saúde, estudos sobre organização profissional e desenvolvimento multidimensional de enfermeiros. As experiências das enfermeiras do HES-Unicamp apresentadas na obra foram sobre a segurança e a qualidade da assistência em centrais de materiais de instituições hospitalares. “O convite surgiu após a publicação de um trabalho nosso em um congresso internacional realizado em 2013, na Turquia”, recorda Beck.

A obra, com 400 páginas, é constituída por três partes, cujos temas são os seguintes: (a) a vida profissional e privada dos enfermeiros; (b) a gestão do conhecimento em saúde; e (c) a segurança do doente nas instituições de saúde. “Espera-se que, com esta obra, estudantes e profissionais da área possam se atualizar quanto aos assuntos mencionados e utilizá-la como importante fonte de informação sobre o estatuto de algumas das principais questões que permeiam, hoje, a área de enfermagem”, comenta a professora professora Kátia Stancato.