Escolinha do Professor Raimundo vence vídeo-concurso do ILAS

Colaboradores do HES-Unicamp escolheram um dos programas humorísticos mais conhecidos no Brasil, para retratar uma aula sobre SEPSE. A Escolinha […]

Colaboradores do HES-Unicamp escolheram um dos programas humorísticos mais conhecidos no Brasil, para retratar uma aula sobre SEPSE. A Escolinha do Professor Raimundo, comandada por Chico Anysio, ganhou uma versão cômica e educativa na encenação gravada para concorrer em um concurso promovido pelo Instituto Latino Americano da Sepse (ILAS) e acabou vencendo. Dez colaboradores compuseram o elenco dos personagens mais famosos do quadro do humorístico, exibido em diversos programas por mais de 38 anos.

A incorporação de atores e atrizes consagrados como Rogério Cardoso Furtado (Rolando Lero), Zezé Macedo (Dona  Bela) e Jorge Loredo (Zé Bonitinho) foi muito bem representada pelos funcionários. “Após a definição do roteiro e atuação na representação do elenco, foram semanas de ensaio. A representação ficou o máximo”, comenta Ana Cláudia Gody, enfermeira da Educação Continuada e uma das idealizadoras e roteirista do projeto. Os colaboradores foram para o set de gravação, que ocorreu no CEP, com roupas idênticas aos personagens do programa.

De acordo com a enfermeira Sara Tavares, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar-HES e também organizadora da ação, o Concurso Cultural se refere à elaboração de campanhas para promoção do Dia Mundial da Sepse. “Este concurso cultural que estamos participando tem o objetivo de divulgar o tema “sepse” entre público leigo e profissional de saúde em todas as regiões do Brasil”, explica.

Atuaram na encenação André Luiz Gonçalves (Professor HESMundo) Enfermeiro sanitarista; Benedito H. de Souza Filho (Rolando Lero) Técnico em Segurança do Trabalho;  Hilton Carlos da C. Rodrigues (Seu Boneco) Enfermeiro Supervisor da Unidade de Emergência Referenciada; Márcio Henrique de O. Cristino (Seu Peru) Voluntário do HES (integrante da ONG Hospitalhaços); Igor Henrique dos Santos (Seu Ptolomeu) Recepcionista da Agência Transfusional; Elizangela Giacheto Lopasio (Capitu) Auxiliar Administrativo da Educação Permanente; Ana Paula Vicente (Dona Bela) Auxiliar de Enfermagem da Clínica de Especialidades; Maria Aparecida R. Pelanda (Adolescente Tati) Enfermeira Supervisora do Ambulatório; Marcos Willian de Araujo (Zé Bonitinho) Enfermeiro da UTI Pediátrica; Edna Battara Marques (Catifunda) Técnica de Enfermagem da Unidade de Emergência Referenciada e Júlio Cesar Castro Rosa (Seu Batista) Oficial de Manutenção da Engenharia Hospitalar.

O que é sepse?

A sepse é uma resposta sistêmica do organismo a uma infecção, que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou protozoários. Normalmente, o sistema imunológico entra em ação para atacar a infecção e impedi-la de se espalhar. Mas, se ela consegue avançar pelo corpo, a defesa do organismo lança uma resposta inflamatória sistêmica na tentativa de combatê-la.

O ponto é que essa reação também representar um problema, uma vez que pode ter efeitos catastróficos no organismo. Quando não diagnosticada e tratada rapidamente, ela pode comprometer o funcionamento de um ou vários órgãos do paciente e levar até a morte. Qualquer processo infeccioso – seja uma pneumonia ou infecção urinária – pode evoluir para um quadro de sepse.

O ILAS tem a missão de auxiliar no processo de aperfeiçoamento da qualidade assistencial do paciente portador de sepse, através da implementação de protocolos baseados em evidências científicas, da geração e difusão de conhecimentos e do desenvolvimento de estudos clínicos. Criado em 2004, o ILAS possui três grandes áreas de atuação: programa educacional, geração de conhecimentos e difusão de conhecimentos.