Governador, prefeito e reitor inauguram Hospital Regional de Piracicaba

O Hospital Regional de Piracicaba “Dra. Zilda Arns”, construído pelo governo do Estado, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (16-03) […]

O Hospital Regional de Piracicaba “Dra. Zilda Arns”, construído pelo governo do Estado, foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (16-03) e começa a funcionar na segunda (19) com consultas nos ambulatórios de  anestesiologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.

As demais áreas médicas entrarão em funcionamento de forma gradual. O hospital será referência em média complexidade clínica e cirúrgica para os 26 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde de Piracicaba (DRS-X) e atenderá apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A cerimônia de inauguração contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, entre outras autoridades. A Unicamp vai administrar a unidade médica por meio da Fundação da Área da Saúde de Campinas (Fascamp). Trata-se do 12º hospital entregue pelo Governo do Estado desde 2011.

“Fomos buscar o melhor parceiro, que é a Unicamp, a melhor da América Latina”, disse Alckmin em seu discurso. “Fomos buscar o campeão para gerenciar o hospital.” Segundo o governador, foram investidos cerca de R$ 34 milhões em obras e aquisição de mobiliário e equipamentos, e o custeio previsto para este ano será de R$ 35,6 milhões. Quando em pleno funcionamento – em 2019 – o Hospital Regional oferecerá 900 empregos diretos.

Também presente na cerimônia, o secretário de Estado da Saúde, David Uip, disse que a inauguração do Hospital Regional representava um sonho. “Demorou, mas chegou. Esta é uma parceria vencedora com uma grande universidade”.

“O que foi feito aqui em pouco tempo é impressionante”, destacou o reitor da Unicamp. “Assinamos o contrato com o governo do Estado em 24 de novembro. Em 4 de dezembro, começamos a trabalhar. Este é um hospital de primeira linha, que rapidamente será referência para a região. Montamos uma equipe de primeira grandeza para trabalhar neste hospital”. Knobel lembrou que mais de 15 mil pessoas se candidataram às primeiras vagas oferecidas em concurso pelo Hospital Regional de Piracicaba.

O reitor ressaltou, ainda, a importância que o hospital terá para as atividades da Unicamp. “Traremos nossos docentes e alunos para cá para cumprir nosso papel como universidade pública, que é fazer pesquisa, treinar nossos estudantes e oferecer assistência de qualidade.”

Já Barjas Negri, que já foi professor da Unicamp e ministro da Saúde, afirmou que a cidade esperava havia 40 anos por um hospital  público. “A Diretoria Regional de Saúde X, que abrange a região de atuação do hospital, tem o menor número de leitos do SUS por mil habitantes. Este hospital veio corrigir essa distorção”.

Números
O Hospital Regional de Piracicaba tem capacidade para 138 leitos, dos quais 84 de internação, 20 de UTI adulto, 27 de cuidados mínimos e sete para o hospital dia. Neste ano, serão ativados 60: 10 de UTI-adulto, 8 de tratamento semi-intensivo e 42 de enfermaria clínico-cirúrgica.

“Nos próximos dois meses serão incorporadas outras especialidades cirúrgicas (Cirurgia Geral e Ortopedia) e as especialidades médicas responsáveis pelos exames de imagem”, detalha diretora-executiva do hospital, Gisela Onuchic. O hospital não terá estrutura de Pronto Socorro nem de Pronto Atendimento, e só atenderá pacientes encaminhados por outras unidades mediante agendamento prévio.

O Hospital contará com 14 especialidades médicas e não médicas entre elas anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, oftalmologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, além de enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, biomedico, psicologia e terapia ocupacional.

Segundo Gisela Onuchic, a instituição terá no seu parque tecnológico equipamentos para realização de exames como colonoscopias, ecocardiografias, endoscopias, retinografias, mapeamentos de retina, nasofibroscopias, ressonâncias, raios-X, tomografias, ultrassonografias, entre outros exames, incluindo os laboratoriais. A meta é realizar em 2018, 74.500 exames, 17.950 consultas médicas e 2.259 cirurgias.