HES a um passo da recertificação canadense pela metodologia Qmentum

Consultores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), liderados pelo médico Felipe Folco e pela enfermeira canadense Barbara Jiricka concluíram uma […]

Consultores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), liderados pelo médico Felipe Folco e pela enfermeira canadense Barbara Jiricka concluíram uma revisão programada para a certificação internacional do hospital, pela metodologia Qmentum da Accreditation Canada. O IQG referendou o HES-Unicamp para o Canadian Council for Health Services Accreditation. O prazo para a confirmação da nova certificação internacional é de 30 dias.

A metodologia Qmentum é uma atualização da metodologia Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA), conquistada pelo HES-Unicamp em 2012. Durante três dias a equipe de avaliação do IQG formada ainda por Carla Pertrini, Janaina Ogando, Maria Claudia Gomes e Marcos Veiga (tradutor/interprete) auditaram documentos, circularam pelo hospital e entrevistaram membros da direção, colaboradores, pacientes e até mesmo voluntários do hospital.

A conclusão dos trabalhos ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (21-09), diante de uma platéia de colaboradores ansiosos para as considerações finais do líder da equipe, Felipe Folco e da observadora Barbara Jiricka, da Universidade de Toronto. Na ocasião, ambos apresentaram um relatório final que será enviado ao Canadá para a validação final. Antes de se despedir, a canadense Barbara Jiricka elogiou muito a estrutura física do HES-Unicamp. “Estou impressionada com a qualidade da limpeza, iluminação deste local. Nunca vi algo igual”, disse Jiricka.

Totalmente voltado para a segurança do paciente, de acordo com as suas necessidades, a metodologia Qmentum  é alicerçado em três pilares: governança clínica, medicina baseada em evidências e menor sobrecarga dos colaboradores no processo de acreditação. “Temos mais uma vez o maior exemplo de uma instituição comprometida com a qualidade e com a gestão de recursos públicos bem empregados em favor do paciente. E vocês, colaboradores, são a essência dessas conquistas”, destacou o superintendente Luiz Roberto Lopes.