HES é o único 100% SUS no interior com critérios de qualidade da ANS

Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) foi o único 100% SUS no interior do Estado de São Paulo.

Autor: Caius

Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) foi o único 100% SUS, no interior do Estado de São Paulo, reconhecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que atende critérios máximos de qualidade na assistência à população. Na região de Campinas, outros três hospitais constam da lista: 1 em Campinas e dois em Limeira. A lista foi divulgada no último dia 28 de março.

É a primeira vez que a ANS disponibiliza informações de 131 hospitais, sobre atributos dos hospitais públicos e privados, oferecendo subsídios para que os consumidores possam acompanhar e avaliar os serviços. Os dados mostram o desempenho dos estabelecimentos segundo três indicadores: acreditação, índice de readmissão hospitalar e segurança do paciente.

No Estado de São Paulo, foram 59 unidades hospitalares na lista de acreditação máxima – 39 na capital. Entre eles, hospitais de referência como a Beneficência Nipo-Brasileira, o A.C. Camargo Center, o Hospital 9 de Julho, o Hospital Santa Catarina, Sírio Libanês e o Hospital Israelita Albert Einstein.

A ANS esclarece que a lista de hospitais acreditados mostra todos os estabelecimentos que possuem certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde. A acreditação é um procedimento de verificação externa dos recursos institucionais e dos processos adotados pelas instituições e mede a qualidade da assistência através de um conjunto de padrões previamente estabelecidos.

Para o diretor-superintendente, professor Luiz Roberto Lopes, é um imenso orgulho integrar essa listagem de 131 hospitais em um total de cerca de 6 mil estabelecimentos, em especial porque foram poucos 100% SUS. “Isso apenas reforça que estamos no caminho certo de unir serviços de altíssima qualidade com formação de novos profissionais cada vez mais focados no paciente”, destaca Lopes.

O HES-Unicamp é uma unidade hospitalar da Secretaria de Estado da Saúde, administrado pela Unicamp desde 2000 e possui as principais certificações de Qualidade como a Acreditação Hospitalar nível de Excelência da ONA e a Acreditação Internacional Canadense.

Em ambas certificações de qualidade o HES-Unicamp foi o primeiro no interior do País a conquistar. Desde a sua fundação, o HES-Unicamp já realizou mais de 150 mil cirurgias, além de 38 mil partos e mais de 1 milhão de atendimentos. É a primeira vez que a ANS disponibiliza informações sobre atributos dos prestadores, oferecendo subsídios para que os consumidores possam acompanhar e avaliar os serviços.

Caius Lucilius