HES incorpora nova plataforma de e-mail e ferramentas de produtividade da Google

O Hospital Estadual Sumaré passou a usar o G Suite for Education da Google, como sua nova plataforma de e-mail […]

Autor: Caius

O Hospital Estadual Sumaré passou a usar o G Suite for Education da Google, como sua nova plataforma de e-mail e ferramentas de produtividade, como já ocorre em toda a Unicamp. A migração para a nova estrutura da Google começou em dezembro de 2019, com a habilitação de 210 contas de email. A partir desse mês, começou o processo de criação de novas contas, que será feito por categorias, para todos os colaboradores, inclusive por diversas plataformas.

Segundo a gerente de TI do hospital, Eliana Delfino, entre os problemas do antigo servidor estavam a limitação para novos cadastros de email devido à capacidade reduzida de armazenamento, o alto número diário de spans que não eram barradas pelo sistema utilizado e a limitação do tamanho dos documentos anexos a serem enviados, o que dificultava o trabalho dos usuários. “Outro problema grave, era a falta de ferramentas adequadas de segurança contra invasões por rackers”, esclarece.

Com a incorporação G Suite for Education, viabilizada pela Diretoria Executiva da Área da Saúde (DEAS) junto ao Centro de Computação da Unicamp (CCUEC), foram muitas as facilidades como um webmail moderno, rápido e seguro, ferramenta de pesquisa avançada, agendas integradas e outros serviços, entre eles, a criação de documentos on-line no google drive (armazenamento em nuvem). Além disso, haverá espaço ilimitado para as contas de e-mail e utilização de todas as ferramentas oferecidas pela Google como, Meet, Chat, Hangouts, entre outras.

No entendimento do diretor-superintendente do HES-Unicamp, Maurício Wesley Perroud Júnior, a incorporação do G Suite for Education da Google trouxe benefícios em várias escalas. Por exemplo, a tecnologia possibilitou que a área de TI do hospital liberasse um profissional para se dedicar a outras atividades, uma vez que toda a infraestrutura do servidor de email agora é feita pelo Google e antes demandava muitas horas para administração e monitoramento. “Além disso liberamos o antigo servidor para outras funções, gerando redução de custos”, esclarece.

Mesmo durante a pandemia do Coronavírus, a ferramenta Google Meet foi essencial para a realização de processos de trabalho remoto e também para a realização de reuniões virtuais por com chamadas de áudio e vídeo entre os colaboradores, equipes médicas e fornecedores.

Caius Lucilius