HES recebe comitiva da Ebserh para discutir linhas de cuidado ao paciente

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) recebeu entre os dias 13 e 15 de setembro uma comitiva da Empresa Brasileira de […]

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) recebeu entre os dias 13 e 15 de setembro uma comitiva da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), instituição pública vinculada ao Ministério da Educação responsável pela gestão de hospitais universitários federais. O objetivo foi possibilitar troca de experiências sobre linhas de cuidado ao paciente e viabilizar um convênio de consultorias sobre o tema.

Composta por médica, enfermeira e analistas administrativas, a equipe foi recebida pela diretoria do HES para uma apresentação sobre o hospital e visita às unidades de atendimento ambulatorial, internação, cirurgia e administrativa. “O objetivo da equipe foi conhecer nossa experiência com linhas de cuidado, descobrir como as montamos , como articulamos o cuidado ao paciente dentro dessas linhas e também como praticamos os protocolos, para que consigam aplicar os métodos nos hospitais que administram”, explica Joyce de Paula Wilden da Silva, gerente de enfermagem do HES-Unicamp.

A Ebserh tem como meta de gestão as linhas de cuidados dos 39 hospitais que estão sob sua gestão, a maioria ligados a universidades federais. Linhas de cuidados hospitalares são planos estruturados e multidisciplinares destinados a apoiar a implantação de diretrizes clínicas e protocolos de atendimento ao paciente, desde que ele entra no hospital até a alta hospitalar.

“O HES já é um hospital que se destaca na área de gestão hospitalar e linhas de cuidado com pacientes. Nessa visita comprovamos o que imaginávamos, ou seja, que na prática os processos daqui são excelentes”, ressalta Claudia Lang, coordenadora de Gestão Clínica da Diretoria de Atenção à Saúde da Ebserh.

As conversações também incluem a articulação de um convenio que colocaria o HES como um órgão consultor para a Ebserh, plano que será discutido com o Núcleo de Acompanhamento e Gestão dos Convênios SES/Unicamp (NACSES). “Queremos aprender com o HES-Unicamp para que seja possível levar aos nossos hospitais condutas de atendimento multiprofissional, para que as pessoas aprendam a trabalhar em equipe, conheçam as metas dos serviço e fiquem motivadas”, afirma Claudia Lang.

Focando em ações para integralidade do cuidado ao paciente, estabelecendo rotinas e protocolos mais rigorosos que garantem ao usuário medidas seguras a cada intervenção, desde a sua entrada até a alta hospitalar, o HES-Unicamp recebeu em 2012 o certificado de Acreditação Internacional Canadense concedido pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA) pela qualidade na atenção aos cuidados do paciente. Já em 2006, a unidade da Unicamp obteve certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em nível máximo (3).

Caius Lucilius com Carol Roque