Hospital Estadual Sumaré é um dos dez melhores do País

O Hospital Estadual Sumaré (HES) foi considerado pelo Ministério da Saúde, como um dos dez melhores hospitais brasileiros conveniados ao […]

O Hospital Estadual Sumaré (HES) foi considerado pelo Ministério da Saúde, como um dos dez melhores hospitais brasileiros conveniados ao SUS e avaliados em um universo de 5.656 hospitais cadastrados. A importante conquista do prêmio Qualidade Hospitalar é um indicador de que o HES está atingindo, em pouco tempo de existência, todas os padrões de um hospital de alto nível. O prêmio conferido ao Hospital Estadual Sumaré resulta de uma avaliação do Ministério da Saúde respondida por pacientes internados pelo SUS, sobre a qualidade do seu atendimento. O HES foi um dos quatro hospitais situados no Estado de São Paulo entre os dez melhores.

É esse indicador, a qualidade dos serviços, que tem motivado o Ministério da Saúde a realizar todo ano um levantamento que verifica a satisfação do paciente do Sistema Único de Saúde (SUS). A idéia é mapear a assistência dos hospitais, para detectar eventuais falhas, e localizar hospitais que cobram procedimentos, para identificar possíveis fraudes no sistema. O tratamento ‘classe A’ oferecido no HES, situa o hospital entre entidades mais antigas como a Beneficência Portuguesa e o Incor, ambos na capital.

“O hospital alcançou excelência não só por cumprir as exigências do Ministério em 2001, mas por atingir um alto conceito, e mostrar ótimos indicadores em todos os quesitos ”, revela o diretor do HES, Lair Zambon, docente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A solenidade da “Segunda Edição Prêmio Qualidade” aconteceu na Assembléia Legislativa, em São Paulo, no dia 3 de junho, e foi acompanhada por autoridades políticas e institucionais. Zambon conta que o HES foi implantado devido a duas razões fundamentais: desafogar a demanda crescente de pacientes atendidos na Unicamp e necessidade de se instituir um modelo no ensino de graduação consonante com a reforma curricular.

Projetos modelos – O HES interliga-se a vários projetos. Um deles é o projeto Organizações Sociais, que envolve 14 hospitais semelhantes, sete ligados à universidade, seguindo os moldes da Catalunha, Espanha. Organizações Sociais baseiam-se na produção e na qualidade do atendimento por meio de medidores como taxas de cesáreas menores que 30%, óbitos justificados, taxas de infecção em obstetrícia próxima a 0%, entre outros, sob risco de penalização ou auxílio de 10% do custeio hospitalar por mês.

Outros projetos já instalados são os de Humanização do Parto, Brinquedoteca e Mutirão de Cirurgias e outro em vias de ser viabilizado – o Hospital Amigo da Criança. “Estamos também em fase de acreditação hospitalar, um método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que garante a qualidade da assistência por meio de padrões elevados”, salienta Zambon. “Nada seríamos sem os funcionários, que lutam por mudar o modelo do serviço público na saúde. Queremos que este seja o melhor emprego deles”.