HES realiza o III Workshop de Estomaterapia

O HES-Unicamp realiza nos dias 08 e 09 de novembro, no anfiteatro da instituição, o III Workshop de Estomaterapia. A […]

Autor: Caius

O HES-Unicamp realiza nos dias 08 e 09 de novembro, no anfiteatro da instituição, o III Workshop de Estomaterapia. A estomaterapia é uma especialização latu sensu de Enfermagem, voltada ao cuidado de pessoas com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anal e urinária. O objetivo do evento é promover a capacitação dos profissionais da Região nas áreas de abrangência, além de abrir espaço para discussões e aprofundamento dos conhecimentos relacionados ao tratamento dos portadores de feridas, estomas e incontinência.

As inscrições são limitadas e podem ser feitas até do dia 31/10 através do site ou pelo número 3883.8900 – Ramal: 1131 com Marta. O evento tem como público alvo profissionais da área e estudantes de Enfermagem e o investimento para os cursos pré-evento é de R$ 30,00 e para o evento R$40,00. O evento é organizado todos os anos pelo Grupo de Estudos de Lesões de Pele – GELEP e pala Gerência de Enfermagem do HES.

A Estomaterapia, como especialidade, é muito jovem. Oficialmente, nasceu em 1961, na Cleveland Clinic Foundation – Estados Unidos da América – onde foi instituído o primeiro curso do mundo. No Brasil, a especialização está credenciada desde 1990 e o título de Enfermeiro Estomaterapeuta é concedido exclusivamente pela Sociedade Brasileira de Estomaterapia: ostomias, feridas e incontinências (SOBEST).

A base da estomaterapia são as enterostomias e seus precursores foram Rupert Turnbull (médico coloproctologista) e Norma Thompson Gill (paciente de Turnbull, ileostomizada em decorrência de retocolite ulcerativa), ambos considerados os pais da estomaterapia mundial. Porém, gradativamente foram sendo incorporadas as demais ostomias e as áreas que compõem a especialidade atual.

Até o final da década de 70, a estomaterapia podia ser exercida por outros profissionais da saúde e até por leigos. Mas com a criação do World Council of Enterostomal Therapists (WCET), a partir de 1980, passou a ser uma especialidade exclusivamente da enfermagem.

O WCET é o órgão oficial da estomaterapia mundial, foi fundado em 1978 e tem como finalidade principal a promoção dos especialistas e a normalização da especialidade em todo o mundo. Graças ao intenso trabalho do conselho e de todos que fizeram a história da especialidade, a estomaterapia está presente e oficializada em 21 países e em todos os continentes, perfazendo um total de mais de 5000 ET’s em todo o mundo.

No Brasil, a especialidade foi instituída formalmente em 1990. Porém, na década de 80, algumas enfermeiras partiram para o exterior em busca da formação especializada, assim sendo, a primeira Enfermeira ET do Brasil, foi Gelse Zerbeto, porém os primeiros ET’s alguns foram médicos do Rio de Janeiro, que receberam treinamento da própria Norma Gill, na Cleveland Clinic Foundation, quando a especialidade ainda não era exercida somente por enfermeiros.

Uma das enfermeiras que buscou formação em outro país, foi Vera Lúcia C G Santos, responsável pela criação do primeiro curso de especialização no Brasil, na Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (USP), sendo este o único curso existente no país até 1998.

Caius Lucilius

 

Veja a programação:

Dia: 08/11/07 – Cursos pré-evento (14 às 17 horas)

Curso 1- Desbridamento – 30 vagas

PGET. Sueli Thuler

 

Curso 2– Cuidados com Estomas – 15 vagas

PGET. Néria Silveira

 

Curso 3– Processo Cicatricial e Curativos – 15 vagas

PGET Liliana Leal

 

Coffee-Break – 15h30 às 16h

 

Dia: 09/11/07 –  Palestras (8 às 17 horas)

 

8:00 – Entrega de Material

8h30 – Abertura

8h35- Palestra: “O paciente estomizado e o SUS” (PGET. Néria Silveira)

9:00 – Micro ambiente da ferida (PGET Liliana Leal)

 

9h50           – Coffee-Break

 

10h20 – Dor em Feridas (PGET. Lauma Dzidra Paegle)

11h10 – Relato de experiência do Grupo de Estudos de Lesões de Pele do HES (Enfª Francisleine Franck)

 

12:00        – Almoço

 

13h30 – Incontinência Urinária e Intervenções de Enfermagem (Enfª Aline Fernanda)

14h40 – Fístulas Abdominais (PGET. Lauma Dzidra Paegle)

 

15h30       – Coffee-Break

 

16:00        – Referência e contra-referência no Tratamento de Feridas (Enfº Gilson G. Júnior)

17:00        – Encerramento e Entrega dos Certificados