Mutirões de cirurgia no HES desafogam filas

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) completou neste final de semana, 100 cirurgias viabilizadas em cinco mutirões que começaram em março. […]

Autor: admin

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) completou neste final de semana, 100 cirurgias viabilizadas em cinco mutirões que começaram em março. Neste último mutirão foram realizados procedimentos em pacientes da oftalmologia e da cirurgia geral. Os pacientes foram convocados na sexta-feira para serem operados no sábado e no domingo. Os mutirões continuam até o final do ano.

De acordo com o diretor clínico Maurício Wesley Perroud Júnior, as cirurgias são realizadas em pacientes que já foram triados no hospital e aguardam o procedimento. “Por se tratar de um hospital focado em cirurgias, essas ações nos finais de semana tem impacto direto nas filas das especialidades eletivas que são regularmente discutidas com os municípios”, esclarece Perroud Júnior. Objetivo, diz, é realizar cerca de 250 cirurgias de mutirões neste ano.

Segundo a enfermeira supervisora Karen Lopes de Vasconcelos, a mobilização de outros profissionais também assegura o sucesso dos mutirões nos finais de semana. “Desde o agendamento e confirmação das cirurgias, passando pelo SAME, serviço de nutrição, limpeza até chegar na equipe final – médicos e enfermeiros – a integração é primordial para a resolutividade dessa ação”, comenta a enfermeira Karen.

Desde a inauguração do HES-Unicamp já foram realizados mais de 25 mutirões cirúrgicos aos finais de semana, entre eles os de pacientes com lesões no túnel do carpo (inflamação dos tendões e nervos da mão), cirurgia de hiperplasia prostática benigna, de incontinência urinária de esforço, de obesidade mórbida, de câncer de pele, de lesões no joelho, cirurgias pediátricas, neurocirurgias, catarata, otorrino entre outras.

Caius Lucilius