Nota de esclarecimento sobre vídeo em redes sociais

A propósito de um vídeo que circula em redes sociais sobre atendimento ao paciente M.F.S transferido de Hortolândia para o […]

Autor: Caius

A propósito de um vídeo que circula em redes sociais sobre atendimento ao paciente M.F.S transferido de Hortolândia para o Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) esclarecemos que:

– Paciente chegou no sábado (16-5) com encaminhamento de fratura de fêmur. Paciente de 82 anos com várias comorbidades graves. A equipe médica multidisciplinar efetuou vários exames para avaliação e compensação clínica para a cirurgia programada para 18/05.

– Na madrugada de segunda-feira (18-5), o paciente entrou em insuficiência respiratória e fez tomografia de tórax para aprofundar avaliação que apresentou uma lesão de padrão de vidro fosco. A opção da equipe foi pela transferência para a UTI COVID para garantir a segurança do paciente com todos cuidados intensivos;

– Terça-feira foi coletado exame swab para RT-PCR no HC da Unicamp que deu resultado negativo. Hoje, o paciente seria transferido para a UTI Adulto (não Covid) do hospital, mas não apresenta condições clinicas para transferência.

Por fim, o HES-Unicamp reafirma sua posição de pleno apoio à família nos boletins médicos, bem como, às equipes que conduzem o acompanhamento do paciente. O que não concordamos é com a abordagem de vídeos em redes sociais que desqualificam todo o esforço de uma instituição, que arduamente está atuando dentro dos melhores padrões de assistência na mais absoluta transparência e seriedade.

Notícias falsas, com informações desprovidas de contexto, prejudicam os esforços do hospital em seu trabalho de assistência de qualidade e de enfrentamento da pandemia, o que afronta o senso de coletividade e presta um desserviço à sociedade.

Sumaré, 20 de maio de 2020

Assessoria de Imprensa do Hospital Estadual Sumaré