Professor australiano ministra aula e conduz cirurgia no HES

Uma das referências mundiais em técnicas cirúrgicas uroginecológicas, o professor Peter Petros da University of Western Austrália, esteve no Hospital […]

Uma das referências mundiais em técnicas cirúrgicas uroginecológicas, o professor Peter Petros da University of Western Austrália, esteve no Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) para ministrar uma palestra sobre incontinência urinária em mulheres. O médico, que é o autor da “teoria integral” e do sling para correção de incontinência urinária de esforço, conduziu três cirurgias demonstrando para alunos, residentes e médicos do HES e da Unicamp, as técnicas mais recentes no tratamento de incontinência e prolapsos de órgãos pélvicos.

O médico veio ao HES-Unicamp a convite do médico Paulo Palma, titular da Uroginecologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e teve o apoio dos médicos Marcelo Thiel (Urologia) e Edílson Benedito Castro. Durante os dois dias de atividades no hospital, o professor Peter Petros demonstrou como corrigir através de cirurgia a cistocele (prolapso da bexiga), popularmente conhecida como “bexiga caída”, que normalmente é corrigida com pontos com a cirurgia de KK.

De acordo com o médico Marcelo Thiel, o pesquisador australiano propôs a colocação de telas que corrigem os defeitos no compartimento médio e posterior da vagina, com o reforço do anel pericervical e dos ligamentos cardinais e útero-sacros. Além disso, ressaltou a importância da correção de todas as distopias genitais, por menores que sejam, para tratamento de sintomas como urgência, freqüência, noctúria, dispareunia e dor pélvica. As aulas e palestras tiveram a participação de mais de 25 profissionais entre urologistas, ginecologistas e fisioterapeutas.