Coronavírus - Covid-19

O que você precisa saber!

A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019” (doença por coronavírus 2019, na tradução).
Vírus que causa doença respiratória pelo agente coronavírus, com casos inicialmente registrados na China e depois em outros países.
Quadro pode variar de leve a moderado, semelhante a uma gripe. Alguns casos podem ser mais graves, por exemplo, em pessoas que já possuem outras doenças. Nessas situações, pode ocorrer síndrome respiratória aguda grave e complicações. Em casos extremos, pode levar a óbito.

QUAIS OS SINTOMAS DO CORONAVIRUS?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Os principais sintomas são:
Febre, Tosse, Coriza, Dificuldade para respirar.

QUAIS SERÃO OS HOSPITAIS DE REFERÊNCIA

A rede estadual de saúde está preparada e organizada para receber os casos. A população deve procurar o serviço de saúde mais próximo de sua residência, caso tenha os sintomas da doença. Cabe ao médico dessa unidade avaliar e definir se é necessário encaminhar a um hospital de maior complexidade, que seja referência para atender os casos graves.

Os hospitais de referência para o tratamento de casos graves são: Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP) e Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital. No interior, HCs de Ribeirão Preto (USP) e Campinas (Unicamp), Hospital de Base de São José do Rio Preto e, no litoral, o Emílio Ribas II, do Guarujá. Juntas, essas unidades contam com cerca de 4 mil leitos, sendo mil de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Hospitais privados também podem integrar a rede, seguindo protocolos e até disponibilizando leitos, se houver necessidade. Profissionais da Saúde estadual vão reforçar os contatos com os serviços particulares para reforçar o alinhamento de estratégias e fluxos.
Fonte: Secretária de Estado da Saúde-SP - Fonte: Governo do Estado de São Paulo

COMO FAZER AS DOAÇÕES

Toda ajuda é bem vinda, quer seja por doação de insumos (máscaras cirúrgicas, luvas de látex, aventais de plástico e outros insumos utilizados no hospital) ou por doação de dinheiro através da conta HES - Hospital Estadual Sumaré.
Todas as doações de valores monetários serão auditados pelos órgãos de controle do Estado e estarão disponíveis para consulta no site do HES/Unicamp.

Agradecemos toda e qualquer ajuda.

Banco do Brasil
Agência: 4203-X
Conta Corrente: 66763-3
Razão Social - Fundação do Desenvolvimento da Unicamp Funcamp/ HOSPITAL ESTADUAL SUMARÉ
CNPJ 49.607.336/0001-06