HES encerra festividades do ano 10 com homenagem aos colaboradores

Um painel de 27 metros quadrados com 1000 fotografias de funcionários e colaboradores do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) foi descerrado […]

Um painel de 27 metros quadrados com 1000 fotografias de funcionários e colaboradores do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) foi descerrado nesta terça-feira (21-12) pela diretoria do hospital e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Instalado em uma parede na entrada da unidade, o painel-mosaico foi uma homenagem da instituição a todas as pessoas que passaram, e ainda estão no hospital, e encerra as comemorações dos 10 anos de atividades. Nesse período, o HES-Unicamp atendeu cerca de 750 mil pacientes, realizou mais de 80 mil cirurgias e atingiu nesta semana, a marca de 24 mil partos.

Para marcar o período, o evento de inauguração do painel de 3 metros de altura por 9 metros de comprimento teve a presença da diretora associada da FCM, professora Rosa Inês Costa Pereira e do diretor executivo da Funndação de Desenvolvimento da Unicamp – Funcamp, professor Paulo César Montagner, além da diretoria e funcionários. A abertura dos discursos começou com a auxiliar de enfermagem Helena Cormari Rodrigues Barbosa, da enfermaria de Obstetrícia, que representou todos os funcionários do hospital. Helena foi uma das cinco primeiras colaboradoras contratadas.

Helena Barbosa declamou uma poesia para ressaltar sua história e disse sobre o sentimento de alegria que sentiu ao ser convidada para representar os funcionários da instituição no evento, já que para ela o local se tornou mais do que um simples espaço de trabalho, mas, sim, uma casa, onde ela recebe respeito e executa sua função com responsabilidade. “Tenho orgulho de ser funcionária e sinto o mesmo em todos os funcionários do HES. O hospital ainda é uma “criança”, mas com a capacidade das pessoas que o compõe irá muito longe. Isso tudo não seria possível sem a boa diretoria que existe, por isso sou orgulhosa de usar este crachá”, concluiu.

O professor Flávio de Sá, diretor administrativo do HES, contou sobre o aprendizado que teve durante os 10 anos de instituição. “Quando iniciei o trabalho neste hospital não sabia que permaneceria por tanto tempo. O HES renovou minha fé na saúde pública e renovou a fé das pessoas em relação à saúde, pois podem acreditar em qualidade. Tudo isso não seria possível sem uma administração honesta e competente. Agradeço a oportunidade e parabenizo a todos por esse momento”, disse Flávio de Sá.

Paulo César Montagner, diretor executivo da Funcamp, também esteve presente no evento e manifestou estar orgulhoso por dirigir a fundação e os funcionários, que também fazem parte do HES. “Com este hospital é possível constatar que existe saúde pública de qualidade. É com toda a razão que esta instituição é um dos grandes orgulhos da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp”, destacou Montagner.

Rosa Inês Costa Pereira, diretora associada da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, disse que mesmo 10 anos sendo um tempo curto de existência, o HES tornou-se um marco na qualidade de saúde e ensino. “Hoje é impossível pensar na formação dos alunos de medicina e enfermagem sem pensar no Hospital Estadual de Sumaré”, enfatizou a diretora associada. Já passaram pelo hospital mais de 2,5 mil alunos de graduação de medicina, enfermagem e farmácia.

O superintendente do Hospital Estadual Sumaré, Lair Zambon, contou que a primeira vez que esteve no local do hospital foi em 1997, e, em 1998, assumiu a conclusão da obras que estavam paralizadas há mais de 10 anos. “Desde lá, o HES possui uma trajetória muito rica em função dos benefícios que trouxe a população, coisas que a saúde pública desconhecia. Hoje, poucos hospitais possuem o respeito da população como temos aqui. Tudo isso devemos aos funcionários, que são pessoas alegres e que doam respeito aos outros”. Ressaltou Zambon.

Segundo o professor Lair Zambon, o objetivo da atividade de encerramento do ano 10 foi parabenizar a todos que ajudaram de alguma maneira a construir as várias realidades desse hospital. “Por trás de toda essa estrutura estão pessoas e sem o empenho e dedicação desses profissionais de saúde, dificilmente alcançaríamos um patamar como o de hoje”, garante Zambon. O superintendente agradeceu também por todo o apoio que recebe da Secretaria de Saúde de São Paulo e da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Caius Lucilius com Paula Conceição