O exemplo mais visível do ambiente de ensino e interação da Universidade com o hospital é a forte presença, durante todo o ano, de alunos, médicos residentes e docentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp. Além disso é crescente as atividades de pesquisas de pós-graduação e extensão, consolidando definitivamente o HES-Unicamp como hospital de ensino.
Credenciado em 2004 como Hospital de Ensino pelo Ministério da Educação e Ministério da Saúde, o ambiente de ensino cresce cada dia mais no HES-Unicamp, que também serve de referência para o ensino técnico. Hoje já faz parte da rotina do hospital, a participação de alunos e estagiários dos cursos de auxiliar de enfermagem e técnicos em radiologia.
Foi especialmente importante para as atividades de ensino e pesquisa, a construção do Centro de Ensino e Pesquisa do HES-Unicamp. A unidade ocupa uma área de 1.940 metros quadrados, com cinco salas de aula, biblioteca, lanchonete, banheiros, área de convivência e um anfiteatro com capacidade para 100 pessoas.
Um indicador da importância dessa infraestrutura foi o número de eventos anuais promovidos pela enfermagem e Núcleo de Saúde Pública. Como o HES-Unicamp se tornou referência para o SUS em educação permanente, o Centro de Ensino e Pesquisa do hospital, também ofereceu cursos de qualificação e capacitação para profissionais de saúde da instituição e da Região, como a parceria com o SAMU de Sumaré e Hortolândia, em que profissionais do hospital treinaram as equipes em simulados de múltiplas vítimas ou no protocolo de infarto agudo do miocárdio (IAM), por exemplo.
Para a Unicamp, a incorporação do HES-Unicamp ao seu complexo hospitalar da foi um marco histórico para a formação de alunos, já que possui um perfil assistencial ideal para se desenvolver atividades práticas, principalmente ligadas aos últimos dois anos da formação médica. No hospital todas as áreas que tem atividades de ensino contam com uma chefia acadêmica, exercida por um representante de um dos cinco grandes departamentos da FCM (Clínica Médica, Cirurgia, GO, Pediatria e Med. Preventiva) além de uma chefia executiva, exercida por um médico assistente da instituição.
Atualmente, alunos do 3°, 5° e 6° anos do curso de Medicina freqüentam o hospital em diversas especialidades, com estágio direcionado no quinto e no sexto ano. O ambiente de hospital-escola se completa com a presença de estudantes dos cursos de Enfermagem e Farmácia. Em 2011, passaram a integrar esse espaço, alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA-Unicamp).