SES viabiliza aquisição de novo arco-cirúrgico de última geração

O Hospital Estadual Sumaré incorporou ao seu parque tecnológico um arco cirúrgico de última geração fabricado pela Siemens Healthineers. O […]

Autor: Caius

O Hospital Estadual Sumaré incorporou ao seu parque tecnológico um arco cirúrgico de última geração fabricado pela Siemens Healthineers. O equipamento passa a integrar a rotina do centro cirúrgico com novas soluções, como a tecnologia de detector plano, que faz a otimização automática da dose de raio-x conforme o procedimento, fornecendo imagens sem distorção e melhor visualização de detalhes. A interface é 100% smart touch e todo manuseio é através de pedais sem fio sem cabos na sala cirúrgica.

O arco cirúrgico é um aparelho de raio X de grande porte, em forma de “C”, que é colocado junto à mesa cirúrgica com o objetivo de fazer radiografias em tempo real da cirurgia, gerando imagens em alta resolução. As tecnologias embarcadas no novo equipamento proporcionam um campo de visão maior (21 cm x 21 cm) para melhor cobertura anatômica, trabalha com alta resolução espacial (2,4 LP / mm) e otimização automatizada de brilho e contraste.

A conectividade avançada é outro destaque. Ela permite a transferência e gerenciamento de dados com os servidores da instituição com capacidade de armazenamento local de até 300.000 imagens além de armazenamento de dados offline. O aparelho vem com todas as funcionalidades completas do DICOM 3.0.

Um exemplo que mostra a importância do equipamento é sua aplicação em cirurgias de fratura de fêmur de idosos. “Esses aparelhos permitem a auxiliam as equipes nos procedimentos minimamente invasivos. Desta forma, o procedimento ocorre com menor sangramento e menor tempo. O objetivo é que o paciente seja reabilitado rapidamente e já possa andar no dia seguinte à cirurgia. Isso é humanizar o atendimento e dar autonomia para pacientes com fraturas”, explica o ortopedista e professor da FCM, Guilherme Moraria.

O equipamento é principalmente usado em cirurgias ortopédicas, neurocirurgias, cirurgias vasculares, gastrocirurgias e cirurgias urológicas, inclusive, oferece recursos adicionais para procedimentos pediátricos de baixa dose de raio-x. Os recursos de R$ 492.500,00 foram garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde.

Caius Lucilius