A3 de enfermeira do HES é um dos 10 melhores em Congresso Lean

O Relatório A3 preparado pela enfermeira Maristela Priscila Nardo Ramos foi um dos 10 melhores apresentados durante a 4ª edição do […]

Autor: Caius

O Relatório A3 preparado pela enfermeira Maristela Priscila Nardo Ramos foi um dos 10 melhores apresentados durante a 4ª edição do Lean Summit Saúde, realizado dia 11 de junho, no Teatro Frei Caneca, em São Paulo. Organizado pelo Lean Institute Brasil, o evento reuniu líderes e empresas de destaque para compartilhar experiências e discutir a metodologia Lean na área da Saúde.

Maristela Ramos demonstrou em seu A3, durante o principal evento no País dedicado à aplicação do Lean na saúde, o uso da ferramenta em avaliações de broncoaspirações ocorridas em todas as áreas de internação adulto durante 12 meses. O objetivo foi reduzir em 100% os óbitos e eventos graves e reduzir em 50% os eventos moderados, leves e sem nenhum dano aos pacientes internados.

O projeto A3 começou em outubro 2018 e até março 2019 foram notificados 12 casos de broncoaspiração sendo zero óbito, 1 grave – durante o mês de treinamento-, 3 moderados, 5 leves e 3 com nenhum dano. “O método do A3 é de fato uma poderosa ferramenta de gerenciamento com foco na resolução de problemas e que eliminou os óbitos decorrentes de broncoaspirações após treinamentos das equipes”, enfatizou Maristela.

Segundo Maristela Ramos o uso da metodologia lean revelou ser uma medida promissora para diminuição de eventos adversos, que impactam a segurança do paciente e a qualidade do cuidado na instituição hospitalar. “Com a implantação e gerenciamento de protocolos institucionais os pacientes estão melhor assistidos, garantindo maior segurança e  qualidade do cuidado”. O mapeamento do fluxo de valor com o A3 assegurou uma melhoria continua dos processos.

O método A3 se baseia na construção de um raciocínio lógico, que conduz os meios para chegar a um fim. Sua simplicidade permite ainda que equipes e lideranças possam compreender facilmente o percurso trilhado para uma decisão ou solução.

Ele é chamado assim porque é feito a partir de uma folha de papel A3 (que conta com 237 mm de largura e 420 mm de altura) na qual são descritos o contexto, a situação atual, os objetivos, as análises de causas, as propostas de ações e um plano para que o reparo seja feito, além do acompanhamento.

Caius Lucilius