Ariel Álcool Gel é o novo mascote no combate as infecções hospitalares

O mascote que representará as ações e campanhas de combate às infecções hospitalares no HES-Unicamp foi escolhido por 486 colaboradores, […]

O mascote que representará as ações e campanhas de combate às infecções hospitalares no HES-Unicamp foi escolhido por 486 colaboradores, incluindo profissionais do AME Santa Bárbara D’oeste. Três candidatos concorreram e a vencedora foi Ariel Álcool Gel com 206 votos, seguida por Sebastião Sabão (162 votos) e Pia e Torneira (118 votos). Os mascotes foram confeccionados pela enfermeira Sara Tavares.

A escolha do mascote aconteceu em outubro como uma das campanhas organizadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH). “O objetivo principal da mobilização foi ressaltar a higienização das mãos como principal medida na prevenção das infecções relacionadas a assistência à saúde e surgiu para ir de encontro com o momento eleitoral vivenciado na ocasião. Foi criado o Partido Combatentes, em que os candidatos propunham estratégias para mobilizar quanto a adesão a Higienização das Mãos”, explica a enfermeira Alessandra Reinato (foto).

Segundo a médica infectologista e gerente do Núcleo de Saúde Pública/SCIH Maria Helena Postal Pavan, a prevenção e controle de infecções hospitalares, algumas das quais causadas por cepas resistentes, envolvem medidas básicas que ganham força com ações como esta, já que nossas mãos, quando contaminadas, transportam microrganismos que podem prejudicar os pacientes hospitalizados.

“O uso do álcool gel para higienização das mãos reduz a carga bacteriana das mãos, previne infecções cruzadas e está disponível em praticamente todos os lugares facilitando o uso pelo profissional”, salienta o médico infectologista e presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do HES-Unicamp Arthur José de Souza Colussi.

Em breve Ariel Álcool Gel estará fornecendo dicas de prevenção de infecções.