A 1ª Virada Esportiva do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) conclui as ações com uma caminhada de uma hora e meia, no sábado, que reuniu cerca de 200 pessoas entre colaboradores e familiares. As ações duraram três dias e contemplaram uma série de atividades programadas, como sessões de ginástica laboral, aula de dança, apresentações de balé e palestras. O objetivo foi trabalhar fundamentos da qualidade de vida aos colaboradores da instituição.
A proposta foi viabilizada pelo Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) que promove e gerencia atividades do programa “Viva a Vida”, há 4 anos no HES. O objetivo do projeto é acompanhar os funcionários com problemas de saúde, como colesterol e glicemia, além de promover encontros para discutir assuntos com a comunidade do hospital. “A virada foi um sucesso e veio para reforçar uma filosofia de boas relações que já é realizada com os funcionários”, explica Ana Camila C. Olivatto, gerente de RH do HES-Unicamp.
Na quarta-feira (12), aconteceu a abertura da Virada, com apresentação de um grupo de balé do município (foto) e uma dupla de funcionários dançando forró (foto). Na quinta-feira (13) uma fisioterapeuta do hospital fez orientações sobre exercícios de ginástica laboral. No mesmo dia foram disponilizadas atividades lúdicas, como amarelinha e pula corda (foto), no jardim interno do hospital aos colaboradores que desejarem uma descontração.
A sexta-feira (14) começou com palestras sobre exercícios físicos, seguida por uma aula de zumba (técnica que une dança e exercícios aeróbicos), orientada por dois funcionários do HES, que são proprietários de uma academia no município. No sábado (15) as atividades se encerraram com a caminhada que reuniu os interessados em frente Centro de Ensino e Pesquisa do hospital. Squeeze, água, banana e maça foram distribuídos no início e ao final da caminhada.
Sob uma manhã agradável e com a orientação dos professores da academia, os participantes seguiram pelo canteiro central da Avenida da Amizade até a portaria do Bairro Villa Flora Sumaré e fizeram o trajeto pela Avenida das Palmeiras Caryotas, Avenida Ipê Roxo e Alameda dos Bambus. Na Praça da Música, havia um ponto de apoio com distribuição de água e pausa para recuperação.
O retorno se deu pelo trajeto inverso e se encerrou no próprio HES-Unicamp. O projeto também contou com a colaboração da médica do trabalho Catarina Bezerra de Oliveira e do engenheiro de segurança do trabalho (SESMT), Rosbake Rubens de Macedo. Uma equipe de agentes de mobilidade da Secretaria de Transportes da Prefeitura de Sumaré cuidou do trajeto sem qualquer intercorrência.
Caius Lucilius com Caroline Roque