Coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina entrega sala

O coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina, e o diretor-superintendente do HES-Unicamp, Luiz Roberto Lopes, […]

O coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (Rute), Luiz Ary Messina, e o diretor-superintendente do HES-Unicamp, Luiz Roberto Lopes, entregaram oficialmente nesta terça-feira (06/06), a sala de telemedicina do hospital. O professor Joaquim Bustorff representou o reitor da Unicamp na cerimônia, que também contou com a presença do professor Ivan Toro, diretor da FCM e professor Sigisfredo Luis Brenelli, presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM).

Luiz Ary Messina abriu o evento com a participação de outras instituições do Brasil conectadas através da rede e destacou que hoje são 126 salas da Rute distribuídas em todo país. “Trata-se de uma ação cada vez mais sedimentada em todo o mundo, que ganha força com a expansão da fibra ótica e dos cabos submarinos interligando os continentes”, destacou Messina.

Além disso, diz, na América Latina o envolvimento de Ministérios da Saúde tem fortalecido a iniciativa. Em 2009 eram países e agora fazem parte da estrutura, 18 ministérios da Saúde. “Até o G7 reconhece as redes como determinantes para o avanço e qualificação da telemedicina em todo planeta”, comentou Messina.

O Superintendente do HES-Unicamp destacou que logo ao assumir pediu prioridade aos representantes da Rute e do hospital para implantar o quanto antes as instalações. “Para nós é de extrema importância para o ensino”, frisou Lopes. Ivan Toro qualificou a assistência praticada no HES-Unicamp e o impacto na formação de alunos e médicos residentes. “Certamente será muito usada”.

Para o cirurgião e atualmente chefe de gabinete da reitoria, Joaquim Bustorff, essa é mais uma conquista que referencia ainda mais o Hospital Estadual Sumaré. Para ele, que acompanha a unidade desde a sua inauguração, a nova área vai estruturar ainda mais a qualidade da formação e, consequentemente o padrão da assistência oferecida. “Uma medicina diferenciada é o que temos aqui”.

Essa é a terceira sala de telemedicina da rede Rute instalada na Unicamp depois do HC e do CAISM. Os núcleos de telessaúde e telemedicina da Rute recebem apoio de cinco ministérios (Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Defesa), além do apoio do Conselho Federal de Medicina.

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais.

A sala da RUTE do HES-Unicamp será equipada com tecnologias de última geração, ocupando uma área no Centro de Ensino e Pesquisa com um ambiente climatizado para teleconsulta, equipada com notebooks e webcam, monitores de TVs , equipamento de vídeo conferência multipontos, câmeras e projetores de alta definição. O principal objetivo da rede é proporcionar atividades de pesquisa, educação continuada (aulas e conferencias) e assistência médica à distancia dentro do país ou mesmo de vários países do mundo.