Dia Mundial de Higienização das Mãos no HES

Para celebrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado no último dia 5 de maio, o Núcleo de Saúde […]

Autor: admin

Para celebrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado no último dia 5 de maio, o Núcleo de Saúde Pública do HES, através do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, promoveu neste ano, um concurso para premiação de frases sobre a higienização das mãos e a unidade com o melhor consumo de álcool gel no primeiro trimestre de 2014. Praticamente, todos os setores participaram da campanha. O hábito previne e reduz infecções, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e demais usuários dos serviços de saúde.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Saúde Pública do HES, Maria Helena P. Pavan, a proposta surgiu dos próprios colaboradores e foi muito bem incorporada na atividade de conscientização entre os profissionais de saúde sobre a importância da higienização das mãos. “A Higienização das mãos é a mediada mais importante e eficaz na prevenção das infecções cruzadas e estamos convictos que o HES está inserido nessa prática o ano inteiro”, destacou a infectologista.

Promovida pela OMS, a campanha global anual SAVE LIVES: Clean Your Hands (SALVE VIDAS: lave as suas mãos), foi iniciada em 2009 e é uma extensão natural da iniciativa “Clean Care is Safer Care”, acontece todo dia 5 de maio de cada ano e visa mobilizar os países para se concentrarem nos aspectos da promoção da higiene das mãos. Mais de 15.000 instituições de saúde de 160 países responderam ao apelo, representando mais de 13 milhões de profissionais de saúde e quase 4 milhões de leitos. A nossa intenção agora é conseguir a participação de pelo menos 30.000 instituições até 2015.

Como forma de reconhecer as melhores instituições e iniciativas no Brasil, a Sociedade Brasileira de Infectologia lançou o Prêmio Latino Americano de Excelência na Higienização das Mãos. O Prêmio é concebido como uma plataforma de reconhecimento, distinção e celebração dos hospitais e dos grupos de profissionais de cuidados de saúde que fizeram uso do seu entusiasmo e conhecimento para melhorar a segurança dos pacientes através da implementação bem sucedida da estratégia multimodal da OMS, na respectiva instituição de saúde.

Durante dois dias, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do HES, integrados pelos médicos Maria Helena P. Pavan, Arthur J. S. Colucci, Carolina C.R do Valle e pelos enfermeiros Alessandra Reinato, Sara Tavares e André Luiz Gonçalvez, percorreram todas as áreas do hospital realizando a premiação dos vencedores. As frases premiadas foram adesivadas pontos de álcool gel para divulgação e promoção da Higienização das Mãos.

Durante a campanha, os profissionais do 7° e do 6° andar foram os que mais redigiram frases. Entre as unidades premiadas houve empate. UER Adulto e UTI Pediátrica venceram. Já as frases vencedoras e o nome de todos premiados estão abaixo:

ScreenHunter_425 Jun. 23 10.05

 

Caius Lucilius