O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) está entre as 53 instituições que conquistaram o prêmio Gestão com Qualidade: Dimensão Hospitalar, edição 2011/2012. Organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP), o prêmio foi entregue em sessão solene na última quarta-feira (20/07), no anfiteatro da UNINOVE, Campus Memorial da América Latina.
O objetivo do programa, segundo o Coren-SP, é contribuir com o desenvolvimento das equipes, por meio do estímulo e suporte técnico a uma gestão eficiente, eficaz e efetiva, garantindo resultados para a instituição, satisfação dos profissionais que integram o quadro funcional e uma assistência de enfermagem científica com qualidade, prevenindo riscos.
De acordo com a gerente de Enfermagem, Joyce de Paula Wilden da Silva, que recebeu a premiação em nome da instituição, o fator humano tem papel chave na qualidade da assistência e a prática do cuidar vem sendo reconhecida pela enfermagem como ciência, trazendo como fator primordial para o sucesso a segurança do ambiente do cuidado. “O prêmio é reconhecimento à categoria no hospital alcançando um de seus objetivos, que é o de valorizar as pessoas frente a sua performance e no cuidar dos pacientes”, enumera a enfermeira Joyce.
A adesão das instituições para concorrer ao prêmio foi voluntária e gratuita. “Para o COREN-SP, interessa a multiplicação da qualidade em todos os serviços de saúde, o que dá a população em geral a certeza de ter em todo o estado uma enfermagem consciente e competente para a assistência”, define Cláudio Porto, presidente do COREN-SP.
As organizações hospitalares inscritas receberam a visita técnica de um avaliador, que analisou a gestão de enfermagem das instituições com base seis perspectivas, 32 critérios e 121 itens de avaliação, desenvolvidos pelo grupo de estudo do COREN-SP dedicado à área hospitalar. Entre os critérios de avaliações estavam ações sistêmicas, estrutura organizacional, aspectos operacionais, infraestrutura, gestão de pessoas e responsabilidade social.
Luciane Torrano, gerente de Apoio Assistencial, destaca ainda a participação do HES-Unicamp no 3º Seminário Paulista de Gestão em Enfermagem – SEPAGE, que aconteceu em São Paulo. A Coordenação Científica do evento recebeu 156 trabalhos, sendo 20 posteres do HES-Unicamp. Para a primeira fase classificatória, foram convocados oito profissionais da área acadêmica e da prática de gestão que, avaliaram todos os trabalhos apresentados. Cada um desses avaliadores, explica Luciane, recebeu um dossiê com todos os trabalhos inscritos, sem o nome dos autores e instituições.
Ao final, foram selecionados 61 trabalhos – 12 deles do HES-Unicamp e um foi premiado em 3° lugar pela comissão avaliadora com o título “Avaliação da Acurácia Diagnóstica a partir do Histórico de Enfermagem no Hospital Estadual Sumaré”, das autoras Meey Lee Rivadeneyra Milla Mancio (Supervisora da Educação permanente) e Karen Lopes de Vasconcellos (enfermeira centro obstétrico).
Caius Lucilius