Ex-diretor Administrativo do HES será fellow na Cornell University

Após 13 anos, divididos entre a assistência e desde 2005 na administração do Hospital Estadual Sumaré, o professor Flávio de […]

Após 13 anos, divididos entre a assistência e desde 2005 na administração do Hospital Estadual Sumaré, o professor Flávio de Sá embarca para uma nova empreitada: professor visitante (fellow) em uma das mais consagradas universidades do mundo, a Cornell University, em Nova Iorque. Flávio de Sá, docente do Departamento de Saúde Coletiva da FCM, passará um ano no Weill Cornell Medical College, ministrando aulas sobre bioética e ética médica para alunos de medicina do 2º e 4º anos.

A indicação de Flávio de Sá foi feita pelo professor Joseph Fins, chefe da disciplina de Ética Médica do departamento de Saúde Pública da Weill Cornell Medical College e atual presidente da Sociedade Americana de Bioética e Humanidades. Segundo Flávio o interesse da Cornell University é principalmente tentar desenvolver um currículo multicultural em bioética. “O contato foi através do professor Thomas Maak, docente de Clínica Médica da Cornell e colaborador da FCM, onde assessorou a comissão de graduação da faculdade em 2012″, explica.

Docente do Departamento de Medicina Preventiva e Social, Flávio de Sá dedicou boa parte de sua vida acadêmica como professor da disciplina de bioética da FCM, com ênfase na responsabilidade profissional e ao código de ética médica. “Nos EUA o pós-doc está em geral associado a um projeto de pesquisa e estarei incumbido de escrever um manual de Bioética Clínica”, comenta Sá.

Atualmente, a bioética é um campo disciplinar em amplo crescimento no Brasil. O final dos anos 1990 foi um período marcado pela institucionalização da bioética nas universidades, inclusive com a implementação de cursos de graduação e pós-graduação sobre o tema. Em 19 de outubro de 2005 foi aprovada a Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos da UNESCO, que em seu artigo 19 prevê a criação de comitês multiprofissionais consultivos nas instituições de saúde.

Graduado em medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1980), Residência Médica em Infectologia (1983) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Flávio de Sá é professor doutor da FCM no Departamento. de Saúde Coletiva, onde coordena a Área de Ética em Saúde e atua também na área de Emergência Clínica.

Cornell University – Com o título de “a primeira universidade americana” a Cornell foi fundada em 1865. Por lá surgiram as primeiras faculdades do país dedicadas à administração de hotel, relações industriais e de trabalho, e medicina veterinária. Em seus campus circulam mais de 20.000 estudantes de todos estados norte americano e de cerca de 120 países, distribuídos entre 4.000 cursos em 11 escolas de graduação, pós-graduação e técnicas. A Cornell já conquistou 41 prêmios Nobel entre membros do corpo docente e ex-alunos.