Fernando Costa assina convênio para implantação do AME em Rio Claro

Com a presença do governador José Serra, do secretário de Estado da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata e do reitor […]

Autor: Caius

Com a presença do governador José Serra, do secretário de Estado da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata e do reitor em exercício da Unicamp, professor Fernando Ferreira Costa, foi assinado na quarta-feira (13), em Rio Claro-SP, o convênio para implantação e coordenação do Ambulatório Médico de Especialidades – AME daquela cidade, que está sob a responsabilidade da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. A assinatura ocorreu durante o evento de ampliação do campus da Bela Vista, da Unesp.

Este é o segundo AME que será gerenciado pela Unicamp – o primeiro foi o de Santa Bárbara D´Oeste, inaugurado em dezembro e sob a gestão do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp). O governador destacou em seu discurso sobre o convênio com a Unicamp a expertise da Universidade na área da Saúde e nos projetos bem-sucedidos da instituição. “O AME é algo que vem para funcionar bem e será administrado pela Unicamp, que é uma garantia de qualidade. Serão realizados, por mês, 30 mil exames médicos e 14 mil consultas.”

Compareceram ao evento, em Rio Claro, o chefe de gabinete adjunto, Carlos dos Anjos; o diretor-associado da FCM, Gil Guerra Júnior; o superintendente do Hospital de Clínicas, Luiz Carlos Zeferino, e o coordenador do Grupo Gestor dos AMEs na Unicamp, Edison Bueno. De acordo com Edison Bueno ainda este mês começarão a ser publicados os primeiros editais de contratação de pessoal e serviços de manutenção do AME de Rio Claro. A previsão de inauguração oficial é em abril.

O AME de Rio Claro deve oferecer atendimento em 27 especialidades clínicas e terá inclusive serviços de acupuntura e psicologia. Instalado em uma área de 1.700 metros quadrados, contará com 17 consultórios, salas de exames laboratoriais e de imagenologia (ultrassom, endoscopia, broncoscopia), funcionando das 7 às 19 horas. Deverão ser contratados 70 médicos e 200 profissionais de saúde.

José Serra entregou a ampliação do campus da Bela Vista, cujos gastos somaram R$ 10,7 milhões. O espaço, que antes possuía 27.000 m² de área construída, recebeu mais 11 mil m² com a construção dos departamentos de Física e Geografia, salas de aula, laboratórios e a administração central. No local, são oferecidos os cursos de Ciências da Computação, Engenharia Ambiental, Física, Geografia, Geologia e Matemática. Após a inauguração da nova área da Unesp, o governador Serra e o secretário Barradas seguiram em companhia de Fernando Costa para uma visita ao prédio do AME.

Caius Lucilius