Gincana de funcionários arrecada mais de 3 toneladas de alimentos

Com um dia ensolarado e com temperatura agradável, cerca de 250 funcionários e familiares participaram neste sábado (08/10), do encerramento […]

Com um dia ensolarado e com temperatura agradável, cerca de 250 funcionários e familiares participaram neste sábado (08/10), do encerramento da 2ª Gincana do HES-Unicamp que conseguiu arrecadar 4600 quilos de alimentos não perecíveis. Os produtos serão destinados à nove instituições sociais de Sumaré. O evento reuniu os funcionários para as provas dinâmicas no estacionamento do Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) do hospital e em seguida aconteceu a premiação das três melhores equipes: o primeiro lugar foi da equipe verde, o segundo lugar coube a equipe amarela e a terceira colocação ficou com a equipe roxa. Participaram 170 funcionários, inclusive do AME de Santa Bárbara, divididos em 10 equipes.

A gincana integrou as comemorações de 11 anos do HES-Unicamp e teve início no começo do mês de setembro com atividades realizadas duas vezes por semana. O objetivo foi arrecadar pelo menos duas toneladas de alimentos para distribuição a entidades da cidade de Sumaré, escolhidas pelas equipes. Os integrantes da gincana se dividiram em atividades sempre realizadas no horário de almoço. Uma das provas mais interessantes foi a da apresentação do jornal mais antigo vencida pela equipe laranja que apresentou uma edição do Diário de Minas, impresso em 4 de outubro de 1930 e conseguido pelo funcionário Humberto Correia, da Engenharia.

Também foram arrecadados 3.200 quilos de material reciclado em que os recursos serão revertidos para pacientes da alta precoce do hospital. Segundo a assistente social Eli Fernandes, a alta precoce atende diversos pacientes pediátricos ou adultos e engloba uma série de ações como por exemplo, um suporte inicial de antibiótico-terapia domiciliar onde o paciente recebe medicamentos prescritos não padronizados na rede ou mesmo complementação de alimentação especial para pacientes recém-nascidos.

Todas as atividades foram coordenadas pelo departamento de Recursos Humanos do HES-Unicamp. Para Camila Olivatto responsável por toda a organização e operacionalidade da gincana os resultados, em especial o da integração entre colaboradores e o foco na responsabilidade social, foram bastante positivos. “Com uma elevada adesão às atividades aconteciam num clima descontraído já que a gincana surpreendia toda semana, pois as provas de equipe ocasionam uma rotatividade constante na liderança em pontos corridos”, diz Camila.

A finalização da gincana aconteceu das 9 às 13 horas e contou também com barracas dos voluntários do hospital servindo pastel, cachorro quente, derivados de milho, tapioca e refrigerante. A animação ficou por conta do Grupo Hospitalhaços. Ao final do evento, a equipe verde prestou um agradecimento aos integrantes e aos participantes com uma apresentação em powerpoint sobre a rotina dos 45 dias de atividades e mensagens de auto-estima.