Governador Doria anuncia recertificação da Acreditação Canadense

O governador João Doria e o secretário de Estado da Saúde José Henrique Germann, anunciaram, nesta terça-feira (17-12), a recertificação […]

Autor: Caius

O governador João Doria e o secretário de Estado da Saúde José Henrique Germann, anunciaram, nesta terça-feira (17-12), a recertificação da Acreditação Canadense Qmentum Diamante conquistada pelo hospital. O comunicado oficial ocorreu com a presença do reitor Marcelo Knobel, durante a inauguração de uma UBS no bairro Matão, logo depois do evento de entrega da placa da nova certificação, que aconteceu no auditório do Hospital Estadual Sumaré pela manhã.

Dória fez questão da presença do superintendente do HES, Maurício Perroud, no palanque para receber a Certificação Canadense e anunciar ainda, investimentos de R$ 3,6 milhões para a modernização do parque tecnológico do hospital. Um dos destaques é o novo equipamento de tomografia com 80 canais, mais preciso que o atual com 64 canais com mais de 10 anos de uso. O novo tomógrafo estará funcionando em fevereiro.

Também estão sendo adquiridos biômetros, monitores multiparametricos, sistemas HD de videocirurgia, ventiladores pulmonares e uma autoclave para a central de materiais esterilizados, entre outros. “Saúde é uma necessidade, uma obrigação do Governo do Estado e ter um hospital como esse entre com essa qualidade é um orgulho muito grande para todos nós. São cinco mil no País e apenas 40 hospitais tem essa certificação”, declarou o Governador.

“Hoje, aqui em Sumaré, demonstramos nossa dedicação para melhorar todos os níveis de assistência em saúde com os equipamentos de ponta incorporados ao parque tecnológico do HES, cuja qualidade é comprovada inclusive internacionalmente por uma das principais instituições avaliadoras do mundo”, afirmou Germann.

ENTREGA DA PLACA – O evento de entrega da placa e do certificado aconteceu no período da manhã no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa. Com presença intensa de colaboradores, integraram a mesa da cerimônia o professor Manoel Barros Bertolo diretor executivo da Área da Saúde da Unicamp que representou o reitor, o diretor da Faculdade de Ciências Médicas professor Luiz Carlos Zeferino, o superintendente do HES Mauricio Perroud Júnior e a representante da Secretaria de Estado da Saúde, Gisella Onuchic.

Perroud Júnior abriu a cerimônia enfatizando o momento histórico que essa recertificação significa, já que é a terceira nos últimos anos que mantém o nível de excelência em todas elas. “Desde abril do ano passado somos responsáveis pela tinta que escreve essa bela história do HES. História não é contada somente por quem lidera ou liderou os fatos ontem e hoje, mas sim por todos que vivenciam o dia a dia, pacientes, funcionários, alunos e residentes que frequentam o hospital”, disse.

Luiz Carlos Zeferino, diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, agradeceu a todos colaboradores mencionando a gratificação que sente ao estar no evento conhecendo mais um sinal de qualidade do hospital de Sumaré. “Isso para um hospital público é um resultado fantástico”, ressaltou Zeferino, referindo-se aos níveis de certificação que o HES tem em sua trajetória. Zeferino agradeceu também pelo acolhimento que os funcionários têm com os alunos, oferecendo um ambiente de ensino da mais alta qualidade.

A diretora do Grupo de Gestão dos Hospitais de OS’s, Gisela Ferreira Onuchic, conta que, esse grupo de gestão cuida de 45 hospitais estaduais com um modelo que está funcionando desde 1998. “Esse modelo é o que a gente tem visto de maior sucesso nessa assistência à saúde no País” ressalta Onuchic se sentindo orgulhosa por ter vivido boa parte das conquistas do HES como membro da direção do hospital.

Manoel Barros Bertolo, diretor executivo da Área da Saúde da Unicamp, diz que o HES hoje é um hospital de referência para todo Brasil, “a gente lá da Unicamp recebe toda hora, algum prefeito, deputado ou vereadores, querendo a cópia desse hospital para outras regiões” ressalta Bertolo mostrando a satisfação das pessoas com o nível de qualidade do hospital, o que o deixa satisfeito também.

VISITA DE RECERTIFICAÇÃO – A visita dos auditores da Accreditation Canada International ocorreu setembro. Foram três dias de avaliações em todas as áreas do hospital checando procedimentos operacionais, protocolos assistenciais, evidências em prontuários para averiguar a adesão do hospital às rotinas que garantem a segurança do paciente; além de entrevistas com pacientes e profissionais de saúde de todas as áreas.

A equipe era composta por quatro auditores do Brasil e uma auditora canadense da Canada Accreditation e a confirmação da recertificação do hospital foi feita em outubro. O HES-Unicamp foi o primeiro hospital do interior do País a conquistar a certificação da Qmentum Diamante em 2016.

“Foi a primeira vez que os auditores estiveram no HES. Eles já haviam lido os relatórios do IQG sobre o hospital, mas a vivência in loco das áreas e a adesão aos processos de melhoria contínua avaliados, inclusive ouvindo pacientes e familiares foi muito relevante para eles”, comenta Mauricio Perroud.

Perrod conta que durante a reunião final a equipe de auditores destacou a gestão eficiente de recursos, os esforços realizados para integração da rede de atenção à saúde, a cultura sólida de qualidade e segurança, a formação diferenciada de profissionais e a otimização de processos em parceria com a academia.

“Pela primeira vez em um relatório de certificação a equipe avaliadora foi unanime em destacar o alto nível de lealdade e solidariedade das equipes de trabalho com a instituição, bem como a doação e compromisso de cada colaborador do HES”, destaca.

A renovação da certificação canadense Qmentum Diamante é alicerçada na melhoria contínua da qualidade no atendimento com padrões de alta performance em qualidade e segurança do paciente além de transferência de conhecimento e desenvolvimento de competências dentro de uma equipe de trabalho. Neste ano, a recertificação foi realizada com novos critérios e com um nível ainda mais alto de exigências, descritas em um manual com novas ferramentas de avaliação e reestruturação de processos de trabalho e que estão presentes entre as principais instituições de saúde de 50 países no mundo.

Caius Lucilius

Veja mais noticias aqui:

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/governo-de-sp-anuncia-investimentos-e-entrega-clinicas-em-sumare/

 

Governo de SP anuncia investimentos e entrega clínicas “Saúde em Ação” em Sumaré

https://correio.rac.com.br/_conteudo/2019/12/campinas_e_rmc/889632-doria-anuncia-verba-de-r-3-6-mi.html

https://tododia.com.br/cidades/sumare-ganha-novas-unidades-de-saude-e-hospital-recebe-verba/

https://liberal.com.br/cidades/regiao/doria-anuncia-r-36-milhoes-para-o-hospital-estadual-1122796/

https://www.mixvale.com.br/2019/12/17/governo-de-sp-anuncia-investimentos-e-entrega-clinicas-em-sumare/