Governador em exercício e secretário de Estado da Saúde visitam o HES

O superintendente do Hospital Estadual Sumaré, Mauricio Perroud recebeu nesta quarta-feira (10-05), o governador em exercício Felicio Ramuth e o […]

Autor: Caius

O superintendente do Hospital Estadual Sumaré, Mauricio Perroud recebeu nesta quarta-feira (10-05), o governador em exercício Felicio Ramuth e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. Eles visitaram o hospital para conhecer as novas instalações da Pediatria que teve o número de leitos pediátricos dobrado com os recursos do Estado.

O Governo de São Paulo investiu R$ 3,1 milhões no custeio para a ampliação do atendimento de saúde infantil na região de Campinas com 10 novas vagas de enfermaria, além da contratação de cerca de 500 cirurgias pediátricas (eletivas e de urgência) anualmente, por meio da reabertura da área cirúrgica do HES, fechada em 2019, pelo então governador João Dória.

A unidade possuía 10 leitos de enfermaria para atendimento, ou seja, com a ação, os leitos clínicos foram dobrados voltando a capacidade original instalada. Além desta nova estrutura, o HES-Unicamp possui seis leitos de UTIs pediátricas (1 de isolamento), 12 leitos de UTI neonatal e 10 semi-intensivo para atendimento de recém-nascidos e crianças.

“Não vamos medir esforços para continuar a investir na saúde. O esforço feito aqui é a prova real que a gestão do governador Tarcísio de Freitas está focando no atendimento para todo o estado de São Paulo”, disse Felicio. “Ao longo de quatro meses, houve um longo esforço para retomar os atendimentos em saúde represados pela pandemia. Agora, é bom ver vidas sendo salvas nos novos leitos deste hospital, que muito nos orgulha por ser o melhor do País.”

Após a visita à enfermaria Pediátrica o governador Felicio Ramuth e o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva se reuniram reservadamente para tratar de outras demandas do HES-Unicamp, que foram bem recebidas por ambos. A principal delas é a modernização e ampliação da estrutura de TI, principalmente servidores, que está em funcionando há 18 anos.

O secretário de Saúde destacou o impacto das novas instalações em Sumaré. “Oferecer atendimento com rapidez e eficiência é a missão do Governo de São Paulo. Essa ampliação, além de aumentar a capacidade de atendimento às crianças da região de Campinas, vai ajudar as outras unidades de saúde a não ficarem sobrecarregadas”, disse Paiva.

No encerramento, o governador e o secretário posaram para fotos com os colaboradores do hospital ao lado da recente placa de recertificação Canadense conquistada pelo HES-Unicamp. A visita foi acompanhada pelos prefeitos Luiz Dalben, de Sumaré e Fabio Polidoro, de Pedreira, além de deputados estaduais, diretores regionais de saúde e autoridades dos municípios da microrregião de Sumaré. O professor e ortopedista Mauricio Etchebehere, da Faculdade de Ciências Médicas, representou a Unicamp no evento.

Caius Lucilius