Governador, prefeito e reitor da Unicamp inauguram 1º AME Cirúrgico do interior do Estado

O governador José Serra, o prefeito de Santa Bárbara D’Oeste José Maria de Araújo Júnior, o secretário de Estado da […]

O governador José Serra, o prefeito de Santa Bárbara D’Oeste José Maria de Araújo Júnior, o secretário de Estado da Saúde Luiz Roberto Barradas e o reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge e o superintendente do HES Lair Zambon inauguraram nesta segunda-feira (08/12), a Unidade de Cirurgia Ambulatorial do Ambulatório Médico de Especialidades – AME de Santa Bárbara D’Oeste. A administração da Unidade é de responsabilidade do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) e este é o primeiro AME Cirúrgico no interior entregue à população pelo Governo do Estado. O investimento da Secretaria de Estado da Saúde em obras e equipamentos foi de cerca de R$ 7,5 milhões.

Serra enfatizou a característica do novo AME, igual a um hospital-dia. “Uma unidade moderna e ágil, semelhante aos melhores serviços privados e com um diferencial muito importante: a chancela de um dos melhores hospitais públicos do Brasil que é o Hospital Estadual Sumaré”, destacou Serra se referindo às certificações de Acreditação do HES. Serra disse também que “nós vamos ter uma rede de 40 AMEs, cobrindo o Estado inteiro. O critério é geográfico. Nós precisamos diminuir as distâncias que as pessoas tenham que percorrer para ter o atendimento. Isso é uma verdadeira revolução no atendimento médico em São Paulo.”

O reitor José Tadeu Jorge ressaltou que o êxito da viabilização do AME Cirúrgico não seria possível sem o empenho pessoal do prefeito de Santa Bárbara D’Oeste, José Maria. “Um de meus orgulhos é dirigir uma das universidade mais importantes do país e do mundo, e participação da Unicamp nesse projeto é um exemplo da ampla capacidade de construção do futuro. A Unicamp não poderia estar fora de um projeto como esse”, concluiu Tadeu Jorge. Integraram a comitiva do reitor o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, prof. Paulo Eduardo M. Rodrigues da Silva; o diretor da FCM, prof. José Gontijo; o diretor do AME cirúrgico, prof. Elinton Chain; o diretor administrativo do HES, prof. Flávio de Sá; o superintendente do HC da Unicamp, prof. Luiz Carlos Zeferino e a assessora da PRDU Dra. Carmen Lavras.

A nova unidade de saúde começou a funcionar no dia 01 de dezembro e terá capacidade de realizar, quando estiver em pleno funcionamento, cerca de 3.150 atendimentos/mês, cobrindo uma população de 5 milhões de pessoas. A unidade dispõe de 1.985 metros quadrados de área construída e vai realizar cirurgias ambulatoriais de diversas especialidades para pacientes de 62 municípios. O hospital também será o primeiro 100% SUS na Região a dispor de um serviço de litotripsia, que possui um equipamento para fragmentação de cálculo renal, através de ondas de choque que explodem a pedra, sendo os fragmentos eliminados através da urina. O equipamento da Siemens custou R$ 1,3 milhão.

As instalações do AME Cirúrgico foram construídas a partir de um antigo anexo da Unidade Modular “Dr. Afonso Ramos”, que passou por ampla reforma e ampliação. A nova unidade possui sete consultórios médicos; cinco salas cirúrgicas; 12 leitos de recuperação anestésica para adultos e quatro para crianças; uma sala de endoscopia/colonoscopia; uma sala de ultra-som; uma sala de curativo; uma sala de coleta de exames; salas de espera; sala de ouvidoria; central de regulação de vagas; recepção; lanchonete para usuários; etc.

Para o superintendente do HES-Unicamp, Lair Zambon, a nova unidade do complexo hospitalar da Universidade será reconhecida pela alta resolutividade e presença de tecnologia de ponta. “Com isso estaremos ampliando a capacidade de atendimentos, definindo ganhos de produtividade e qualidade tudo com a presença de profissionais qualificados como já ocorre no HES-Unicamp”, enfatiza Zambon.

Caius Lucilius com Gláucia Santiago

Endereço: