O Hospital Estadual Sumaré foi selecionado pelo Governo de São Paulo para integrar a ampliação da oferta de cirurgias ortopédicas nas regiões da Grande São Paulo, Campinas, Sorocaba e Piracicaba. A Secretaria de Estado da Saúde definiu que o HES-Unicamp vai realizar 50 procedimentos de artroplastia (totais e parciais) de joelho e quadril até julho. A iniciativa prevê a realização de mais de 4 mil procedimentos em todo Estado, em 25 hospitais da rede estadual.
“Estamos trabalhando para garantir que os paulistas tenham acesso mais rápido a cirurgias essenciais. É uma medida para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva. A convocação dos pacientes será feita diretamente pelas unidades, com base na fila de espera existente.
Com o investimento adicional, a Pasta busca ampliar a capacidade de atendimento da rede e reduzir o tempo de espera. A iniciativa integra o conjunto de ações estratégicas do Governo de São Paulo para expandir o acesso à assistência especializada, alinhada a programas como a Tabela SUS Paulista, que atualizou valores defasados da tabela federal em até cinco vezes para as Santas Casas e instituições filantrópicas.
“Em comparação com 2022, São Paulo aumentou em 9% o volume de cirurgias ortopédicas no Estado. Esse crescimento mostra que os investimentos já apresentam resultados concretos, especialmente, após o represamento causado pela pandemia”, reforça o secretário.
Caius Lucilius com assessoria Secretaria de Estado da Saúde