Guarda municipal realiza demonstração de atividades de cães policiais no HES

Uma apresentação com os cães do Canil da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Municipal de Sumaré chamou a atenção […]

Uma apresentação com os cães do Canil da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) da Guarda Municipal de Sumaré chamou a atenção de visitantes e colaboradores. O “Dog Show” ocorreu terça-feira, no gramado de entrada do hospital com a apresentação do trabalho desenvolvido pelos cães policiais Scott (border collie) e Yuri (pastor Belga de Malinois)

A apresentação especial ‘Independência ou Rop´s’ teve por finalidade promover as boas práticas de segurança do paciente aliada à data cívica, de comemoração da Independência do Brasil. A organização do evento foi do Time de Comunicação da Acreditação do HES.

Esta atividade foi voltada aos colaboradores, mas o projeto será estendido aos pacientes. “Recebemos o contato por meio da gerente de atendimento e ouvidoria, a Rosimeire, e estamos iniciando um trabalho social dos cães com os pacientes visando proporcionar alegria àqueles que se encontram no leito”, explicou o secretário Municipal de Segurança Ricardo Alexandre Zequin.

Na oportunidade, colaboradores e visitantes interagiram e participaram de simulações de rotina da Guarda Municipal e seus cães. Quatro responsáveis pelas atividades de adestramento e operações com os animais compareceram ao evento e explicaram as rotinas das equipes.

A atividade deste dia 09 esteve sob o comando dos guardas municipais Caumo, Canhete e Rafael. Destaque também para a ambulância veraneio modelo antigo, que foi exposta por Marcelo Bettiati – Caçador de Relíquias. Após as apresentações houve sessão de fotos com os animais

O trabalho desses animais é fundamental. Um cachorro consegue identificar milhares de tipos de odores a mais que seres humanos. O tempo médio que levam para detectar drogas e munição nas buscas não é maior que cinco minutos.

O Canil da Romu auxilia a Guarda Municipal e Polícia Militar em diversos tipos de ocorrências, como busca por drogas, armas, policiamento e captura de pessoas ou em situações de conflito. Conta com cães das raças pastor alemão, labrador, border collie e husky siberiano, que recebem adestramento e cuidados especiais dos próprios guardas.

Além das atividades de policiamento, o Canil também desenvolve ações educativas em escolas e recebe alunos e visitantes em sua própria sede para demonstrações de obediência, o Dogshow. Os cães também participam das atividades do Promad (Programa Municipal Anti Drogas), outro projeto desenvolvido pela Guarda Municipal.