O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) colocou à disposição de funcionários e usuários da instituição, três terminais para navegação na internet. A idéia de mais esta etapa da inclusão digital é proporcionar acesso às tecnologias de informação e a rede mundial de computadores, permitindo ao visitante acompanhar as notícias, cursos, acessar e-mails, redes sociais e em muitas situações, trabalhar à distância, como já vem acontecendo com alguns acompanhantes de pacientes.
Os terminais foram montados em uma área próxima à recepção do hospital e funcionam 24 horas, sete dias por semana. “Os benefícios são coletivos e também são instrumentos de construção e exercício da cidadania”, explica a médica e gerente de apoio institucional, June Freire, idealizadora do projeto junto com Eliana Rocha, gerente de TI. Segunda elas mais de 40 pessoas acessam diariamente os terminais. Por uma questão de segurança os terminais não estão integrados à rede do hospital.
A proposta do projeto surgiu a partir da demanda de funcionários que necessitam resolver problemas da vida no horário de almoço ou ainda nos plantões e também dos usuários e acompanhantes que permanecem maior tempo na instituição. “Estar inserido na internet é absolutamente necessário no mundo de hoje, é mais um importante meio de comunicação e ferramenta de trabalho”, conclui Eliana Rocha. O acesso também está assegurado na área para tablets e smartphones via wireless.
Carlos Rodrigues, de 18 anos, que adora navegar na Internet, não perdeu tempo. Ele está concluindo o ensino Médio e ficou sabendo dos terminais gratuitos no HES-Unicamp depois de uma visita a um parente internado. “Aproveitei para realizar pesquisas sobre biologia e química para tirar dúvidas sobre as matérias e ainda dei uma passada por um museu virtual dos Estados Unidos”, comentou o estudante que diz vir pelo menos uma vez por semana ao hospital para navegar pela rede mundial.
Caius Lucilius