A 8ª edição de Natal do HES-Solidário atendeu neste ano uma nova comunidade: bebês e crianças do C.R.A.S.S Alvorada/Franceschini, o maior do município de Sumaré com 46 bairros. Nesta edição, 121 crianças – 58 menores de um ano – a maioria incluída no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foram “adotadas” por funcionários do hospital que escolheram o nome de uma criança da creche em uma lista no RH. A entrega dos presentes aconteceu com a presença do papai e da mamãe Noel no Ginásio Poliesportivo de Sumaré na Vila Iolanda.
“A emoção e a ansiedade estavam estampadas nos olhos das crianças”, relata a coordenadora C.R.A.S.S Alvorada/Franceschini, Rita de Cássia, que preparou juntamente com funcionários do HES, a surpresa de Natal. Mas a emoção não foi somente das crianças, que aguardavam inquietas pelo momento da entrega de presentes. Mães e avós não conseguiram disfarçar a alegria ao verem filhos e netos afortunados pelos brinquedos de Natal. Integrantes da comissão de funcionários do HES formada por 12 pessoas, inclusive uma mamãe Noel (Adíla Patrícia Regolin) e o papai Noel (Thiago Langone), levaram quase 1h30 para realizar a entrega.
A iniciativa de colaborar com o Natal de crianças carentes surgiu há sete anos durante uma reunião entre funcionários do hospital que preparavam os eventos de comemoração dos seis anos do HES. A proposta inicial foi promover a doação para cerca de 70 crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI Rural do Centro de Referência em Assistência Social de Sumaré (C.R.A.S.S. – Cruzeiro), realizada até 2011.
Em todas as edições, o evento é detalhadamente planejado pelo RH e as crianças não desconfiam da surpresa. No dia da entrega, 17 de dezembro, logo após o almoço, uma comitiva de funcionários partiu do hospital com dois veículos lotados de presentes e preparou a surpresa antes das crianças chegarem ao ginásio. “A reação delas ao adentrarem o ginásio foi natural de uma criança encantada, com um misto de sonho e emoção”, comentou Márcia Cristina Senise, que coordenou a ação deste ano.
A entrega dos presentes foi feita um a um e contou ainda, com bolo e refrigerante, fornecido pela equipe do C.R.A.S.S Alvorada/Franceschini. Ao final o espaço da quadra poliesportiva foi de plena alegria com a demonstração dos brinquedos entre os amigos em meio as embalagens dos presentes.
Caius Lucilius