HES comemora 12 anos com recertificação Nível 3

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) celebra 12 anos com muitas conquistas entre elas, a marca de 1 milhão de atendimentos […]

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) celebra 12 anos com muitas conquistas entre elas, a marca de 1 milhão de atendimentos realizados. Desde o início de suas atividades, em 21 de setembro de 2000, o hospital evoluiu por meio de inovações cada vez mais voltadas para a qualidade dos serviços e da segurança do paciente. A mais recente foi a recertificação da Acreditação Hospitalar Nível 3, concluída nesta semana pelos auditores do Instituto Qualisa de Gestão (IQG). Em 12 anos, o hospital ultrapassou a marca de 232 mil pacientes atendidos e 115 mil cirurgias realizadas.

Na prática, a manutenção da Acreditação Nível 3 e a recente conquista da Acreditação Internacional Canadense denotam o compromisso da instituição e de seus colaboradores 100% focados na qualidade da assistência e do paciente, ativos essenciais para um hospital público de alto padrão. “Olhamos para trás com muito orgulho diante de todos os avanços do HES-Unicamp nesses últimos anos e aproveitamos este dia especial também para reafirmar o compromisso que assumimos com os mais elevados níveis qualidade e segurança do paciente”, ressalta o superintendente Lair Zambon.

“Tenha bastante orgulho dessa equipe”, disse ao superintendente a auditora do IQG responsável pela recertificacão, Gilselia Almeida. Segundo ela, o compromisso do HES com a recertificação é com a longevidade do trabalho com desafios a serem vencidos e outros reconstruídos. A sólida parceria do HES-Unicamp com o IQG, completa 10 anos, data em que o hospital recebeu a primeira certificação de acreditação (Nível 1). No entender da médica June Barreiros Freire, à frente do processo desde 2001, as certificações contribuíram intensamente para o aperfeiçoamento da instituição, dando surgimento a uma nova filosofia de qualidade cada vez mais próxima dos usuários.

Neste ano as comemorações também trouxeram novidades atreladas a Acreditação Internacional Canadense. Uma delas, proposta pelo time de Relações Humanas em parceria com o setor de RH e aprovado pela direção do hospital, é o lançamento de três modalidades de premiações em dinheiro voltadas aos colaboradores e denominadas Prêmio Click, Funcionário Destaque e Unidade Excelência. “A intenção é manter sempre motivados e satisfeitos todos os colaboradores, responsáveis pelo padrão de qualidade do hospital”, comenta a enfermeira e gerente de apoio assistencial, Luciane Torrano.

Os critérios são específicos para cada modalidade de premiação, mas de uma maneira geral, todas exigem criatividade, desempenho e motivação dos candidatos nos esforços de melhoria de gestão. As modalidades estão abertas para participação de todos os funcionários da instituição e estão sendo apresentadas em outra atividade de descontração com um torneio de boliche e lançamento de argolas, também promovido pelos times de Relações Humanas e Comunicação.

Para o diretor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Mário Saad, a sólida parceria com a Unicamp e a tradição da universidade em promover o aprendizado contínuo com alto grau de qualificação, demonstram a adequação do HES aos novos desafios. “Sob as premissas da eficiência e qualidade, todas as conquistas do HES são um reconhecimento aos esforços em oferecer cada vez mais, uma assistência de referência nacional”, destaca Saad. Para o diretor da FCM, a recertificação Nível 3 mostra que o hospital está no caminho certo.

Nesse momento, a instituição se mobiliza para finalizar as obras da futura área da ressonância magnética que deverá entrar em operação no mês de novembro.