O HES é o terceiro hospital público do Estado e o único na região, a possuir o sistema digital PACS – Picture Archiving and Communications System, que permite a digitalização, pós-processamento, distribuição e armazenamento de imagens médicas. Com ele, relatórios e imagens eletrônicas são transmitidos digitalmente através de uma rede e de servidores específicos. O investimento da SES no sistema foi de R$ 1,5 milhão.
O moderno sistema possibilita através de softwares específicos capturar, armazenar e distribuir imagens de raios-x, tomografias, ultrasons, endoscopia e ecocardio gerando redução de custos com filmes, otimizando o fluxo de trabalho e permitindo um diagnóstico rápido de qualquer área do hospital.
O sistema PACS elimina definitivamente a necessidade de manualmente arquivar, recuperar ou transportar filmes de exames. Além disso, minimiza o impacto ambiental causado pela utilização do filme e reveladores químicos; reduz custos e diminuir o tempo de espera do paciente/corpo clínico para diagnóstico.
“A tecnologia possibilita aos médicos uma resolução de alta qualidade com ferramentas exclusivas para inúmeras avaliações das imagens com acesso instantâneo logo após o exame”, explicou o radiologista Márcio Jesus (foto). O sistema PACS do HES-Unicamp começou a ser instalado no primeiro semestre.
Caius Lucilius