HES comemora Semana Mundial de Amamentação

Em comemoração a 17ª Semana Mundial de Amamentação e com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, […]

Em comemoração a 17ª Semana Mundial de Amamentação e com o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, o HES promove uma série de atividades de hoje até sexta-feira. A instituição, que é credenciada como Hospital Amigo da Criança (IHAC) desde 2004, vai promover palestras, apresentações culturais, homenagens às mães internadas, distribuição de cartilhas informativas a gestantes e concursos com temas relacionados à amamentação. No HES já nasceram mais de 15 mil bebês e a maioria (70%) de parto normal.

Segundo a enfermeira Vivien Farah, a idéia do evento, em sintonia com a campanha nacional, não é só difundir entre as gestantes e as mães a importância do aleitamento materno para a saúde dos filhos. A campanha quer sensibilizar também os familiares sobre o quanto é imprescindível o apoio à mulher para que ela possa dispor de tempo e tranquilidade para amamentar o filho.

A primeira Semana Mundial da Amamentação ocorreu em agosto de 1992, em mais de 150 países, com o propósito de promover, proteger e apoio o aleitamento materno. No Brasil, a semana foi coordenada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (World Alliance for Breastfeeding Action – Waba) até 1998. A partir de 1999, a coordenação passou à responsabilidade do Ministério da Saúde.

De acordo com a enfermeira Joyce de Paula Wilden a amamentação reduz as chances de ter diarréia, pneumonia – doenças responsáveis por boa parte da mortalidade infantil, principalmente em regiões mais carentes – diabetes, câncer ou de desenvolver alergias. Esses são alguns dos benefícios do aleitamento materno.

“O apoio tem de vir da família, do companheiro, dos avôs, da comunidade, dos empregadores e do governo. E, sem dúvida, assim, caminhamos para a ampliação do tempo de aleitamento”, diz a médica Elsa Regina J. Giugliani, coordenadora da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde.

Dados da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS), divulgada no início de julho de 2008, mostrou índices positivos: 43% das crianças são amamentadas na primeira hora de vida no Brasil, 99% são amamentadas no primeiro dia de vida e 40% das crianças menores de seis meses recebem exclusivamente o aleitamento materno. Se levado em conta o tempo de duração, a região que mais amamenta é a Centro-Oeste e a Norte seria a laterninha no ranking nacional.

NOVO RETRATO – Uma fotografia mais atual do aleitamento materno deverá ficar pronta até o fim deste ano. No dia 9 de agosto, quando ocorre a segunda etapa da vacinação contra paralisia infantil, haverá nova consulta às mães sobre o tema. A pesquisa incluirá não só as capitais, mas também diversos municípios dos estados. Hoje, as mães oferecem o leite materno, em média, por dez meses. O ideal é que a criança seja amamentada por mais de dois anos, sendo que, nos primeiros seis meses de vida, exclusivamente, por leite materno.

COMO SURGIU – Na noite de 14 de fevereiro de 1991, em um pequeno restaurante no centro de Nova Iorque, depois de um encontro de organizações não-governamentais, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), surgiu a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (World Alliance for Breastfeeding Action, Waba). A proposta era formar uma rede guarda-chuva para abrigar organizações, indivíduos e até mesmo outras redes que apostam na amamentação e a defendem como direito das crianças e mulheres a ser respeitado por todas as sociedades.

A megaaliança, forjada em Nova Iorque, reuniu organizações como La Leche League International, International Baby Food Action Network (IBFAN), International Lactation Consultants Associations (ILCA), cientistas importantes como os conhecidos professores Derrick and Patrice Jelliffe, Dr. Michael Latham da Universidade de Cornell (USA), Dr. Felicity Savage King e outros.

HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA – A Iniciativa Hospital Amigo da Criança – IHAC com ações em todo mundo é viabilizada pelo Unicef, Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde. Entre as primeiras ações dentro da IHAC está a amamentação do bebê após cortar o cordão umbilical, estimulando a troca de calor entre mãe e filho. Redução dos custos com internação, medicamentos, estímulo ao parto normal e alojamento conjunto também fazem parte do programa.

O credenciamento como Hospital Amigo da Criança se dá quando a unidade de saúde mobiliza seus profissionais e muda a concepção de tratamento à mãe e ao bebê. A partir daí, a rotina de trabalho gira em torno da promoção do aleitamento materno e da conseqüente redução da mortalidade infantil.

A Iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce. Para isso, foram estabelecidos os Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno. Estudos mundiais comprovam que estabelecimento de um vínculo forte após o parto através do aleitamento tem inúmeros reflexos muito na saúde do bebê.

Caius Lucilius com Gláucia Santiago