HES confecciona aventais hidrorepelentes para funcionários de áreas COVID

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), frente à falta de aventais bilaminados no mercado, resolve produzir seus próprios aventais em material […]

Autor: Caius

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), frente à falta de aventais bilaminados no mercado, resolve produzir seus próprios aventais em material de poliamida hidrorepelente. A produção começou na segunda quinzena de abril e é destinada para funcionários que atuam em ambientes COVID-19 no hospital, como as UTIS. Até agora, foram confeccionados 400 aventais que chegarão a 600.

Outra vantagem desse material é que ele pode ser lavado na lavanderia do hospitalar para o reuso. Cada avental consome cerca de 3 metros e o valor do metro é de R$ 8,20 enquanto um avental semelhante no mercado não ai por menos de R$ 40,00. O uso do material foi validado pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH-HES).

A poliamida hidrorepelente é um tipo de tecido impermeável composto por fibras envolvidas em resina com características de alta resistência, leveza, flexibilidade e de impermeabilidade. No HES-Unicamp, o EPI de poliamida hidrorepelente é utilizado sobre um avental de Tnt (Tecido não Tecido), em conjunto com os EPIs protetores faciais, máscaras e toca.

Caius Lucilius