HES mantém recertificação canadense Qmentum pela 4ª vez

O Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Francheschinni recebeu oficialmente nesta segunda-feira (05-06), o certificado e placa de recertificação da Acreditação […]

O Hospital Estadual Sumaré Dr. Leandro Francheschinni recebeu oficialmente nesta segunda-feira (05-06), o certificado e placa de recertificação da Acreditação Canadense Qmentum Diamante. A entrega oficial foi realizada pelo CEO da Quality Global Aliance (QGA), Rubens José Covelo, no auditório do Centro de Ensino e Pesquisa do hospital, lotado de colaboradores. Essa é a quarta vez que o HES-Unicamp assegura a manutenção da mais alta certificação internacional presente em cerca de 16.000 hospitais no mundo, distribuídos em 38 países.

A visita dos auditores da Quality Global Aliance ocorreu em abril. Foram três dias de avaliações em todas as áreas do hospital checando procedimentos operacionais, protocolos assistenciais, evidências em prontuários para averiguar a adesão do hospital às rotinas que garantem a segurança do paciente; além de entrevistas com pacientes e profissionais de saúde de todas as áreas. O HES-Unicamp foi o primeiro hospital do Interior do País, a conquistar a certificação internacional canadense em 2012 e a Qmentum Diamante, em 2016.

O primeiro integrante da mesa a discursar foi o professor Luis Roberto Lopes, ex-superintendente do HES-Unicamp, que ressaltou a importância do serviço de qualidade do hospital prestado para toda a região. “O momento é de comemoração e não posso deixar de dizer que minha maior alegria é rever muitas pessoas nas quais convivi por seis anos, que continuam até hoje e chancelaram essa recertificação”, celebrou Lopes que concluiu “Minha passagem por aqui é indelével! Sou da família HES”.

Na sequencia, falou Rubens Covelo CEO da QGA que é associada a International Society of Quality in Health Care (Isqua), responsável pela certificação Qmentum. Covelo destacou que atualmente no Brasil existem cerca de 200 hospitais – apenas 1,8% públicos – com certificação Qmentum e mais recentemente algumas unidades como UPAS e AMES também aderiram. “Tenho muito orgulho dessa parceria que cresceu e virou case de sucesso. Vocês estão no grupo de elite de instituições de saúde do mundo, acreditados por uma aliança global composta pelo Canadá, Holanda, Dinamarca, França, Bélgica, Alemanha e Austrália. Valorizem essa conquista!”, afirmou Covelo.

O diretor associado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, professor Erich de Paula, enfatizou que os padrões de alta performance em qualidade e segurança do paciente, implantados na rotina do hospital pelas acreditações nacionais e internacionais, como a Qmentum, tem forte impacto na formação dos alunos e médicos residentes da FCM. “Foi um grande prazer estar aqui hoje, e um dos pontos altos de nossa relação é a certeza que a cultura de uma certificação internacional se reflete no desenvolvimento de competências de nossos docentes, alunos e médicos residentes”, comentou.

O diretor-superintendente do HES-Unicamp, Maurício Wesley Perroud Júnior, encerrou a cerimônia agradecendo a todos colaboradores que honram o ambiente de trabalho e o comprometimento pela instituição. “Tenho total confiança na competência, na qualidade do trabalho e no engajamento de todos vocês que além da recertificação colocaram o HES como o melhor hospital público do País, um dos momentos mais impactantes da minha vida depois do meu casamento e do nascimento dos meus filhos, que foi estar em Brasília para receber esse título inédito”, comemorou Perroud.

Na avaliação do superintendente, o HES-Unicamp nasceu com um propósito de oferecer à sociedade uma saúde pública de qualidade, o que se comprova no cenário atual com todas as premiações. “Nós fizemos a família HES, um conjunto de pessoas passaram por aqui e todas ajudaram a construir essa história. Atualmente quarenta por cento de nossos funcionários tem mais de 10 anos de casa e por isso mostramos que unindo nossas metas chegamos ao propósito de ser um hospital de referência nacional e internacional”, disse.

Maurício Perroud listou importantes iniciativas na trajetória do hospital, inclusive resgatando fotos da época da construção e de uma das primeiras reuniões – ano de 2001 – para adesão do HES-Unicamp ao processo de acreditação. “A gente tem que lembrar da construção de nossa história e todos devem se sentir representados pelo professor Lair Zambon que apostou nesse propósito lá atrás, mas que diferente de projetos, não tem fim. O propósito se renova dia a dia, para sempre. De coração muito obrigado a todos!”, concluiu Perrod.

Prestigiaram a cerimônia Maria Ângela Rebuá do Lions Clube de Sumaré e Laércio Aparecido Fregatti, presidente da Casa de Apoio “Viva Feliz”.