HES é credenciado por como Hospital de Ensino pelo MEC e MS

O Hospital Estadual Sumaré foi o primeiro dos 15 novos hospitais públicos do Governo de São Paulo (OSS), credenciado como […]

Autor: admin

O Hospital Estadual Sumaré foi o primeiro dos 15 novos hospitais públicos do Governo de São Paulo (OSS), credenciado como Hospital de Ensino pelo Ministério da Educação e pelo Ministério da Saúde. O credenciamento ocorreu após uma série de avaliações dos consultores desses ministérios, que analisaram entre outras características, indicadores qualitativos das atividades curriculares dos cursos de medicina e enfermagem, além de programas de residência credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e das atividades de pesquisa no hospital. O credenciamento do HES-Unicamp, que agora é referência para o SUS em capacitação, assegura um recurso adicional de R$ 2,4 milhões por ano.

Uma das principais finalidades do HES-Unicamp é a atividade de ensino, proporcionando treinamento e estágio para os alunos de graduação e residentes da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp e outras faculdades técnicas da região. O HES-Unicamp por ser um hospital de perfil secundário e terciário, complementa os serviços assistenciais do HC da Unicamp, mais adequado para serviços altamente especializados, com qualidade e tecnologia de ponta.

Além disso, a efetiva prestação de serviços de assistência à população possibilita o constante aprimoramento do atendimento, com a formulação de protocolos técnicos para diversas patologias, o que garante melhores padrões de eficiência e eficácia, colocados à disposição para a Rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

O credenciamento envolve ainda, a implementação de Programas de Educação Permanente, desenvolvidos junto ao polo de capacitação do Leste Paulista e constituem outra prioridade para o hospital, com objetivo de garantir profissionais mais qualificados não somente no HES, mas em todo sistema de saúde regional.

Os Hospitais de Ensino apresentam grande heterogeneidade quanto à sua capacidade instalada, incorporação tecnológica e abrangência no atendimento. Mas, inegavelmente, todos desempenham papel de destaque na comunidade onde estão inseridos.