O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) promoveu neste domingo (5-12), a 4ª edição do passeio ciclístico “Ciclista Sangue Bom”. O ponto de encontro foi na Praça das Bandeiras, no Centro, com destino ao hospital. A atividade esportiva e recreativa foi gratuita e aberta para toda a família. A saída ocorreu às 8 horas e reuniu cerca de 200 ciclistas.
A organização do evento foi da Capelania do HES-Unicamp e do grupo de ciclistas Roda Presa. O evento teve como finalidade, além do entretenimento e lazer, a sensibilização para a doação de sangue que nessa época do ano tem uma redução devido a temporada de festas e feriados prolongados que provocam uma queda nos estoques de sangue.
O grupo de ciclistas Roda Presa conseguir arrecadar durante a campanha “lacre solidário”, milhares de lacres de latas de alumínio que resultaram na aquisição de sete cadeiras de rodas que foram entregues ao encerramento do evento, no audit´orio do HES-Unicamp.
Após o percurso estimado em 4 quilômetros, os participantes contaram com frutas e sucos na área convivência do HES-Unicamp. Aconteceu ainda orientações sobre a doação de sangue e medula óssea, além de uma palestra sobre a atividade física e suplementação realizada pela nutricionista Silvia Helena Favaron. Foram sorteados diversos brindes.
Segundo Rose Basso, organizadora do evento, o passeio foi ciclístico, mas contou com a participação de vários grupos de corredores, cadeirantes, jipeiros e grupo de guincho. O passeio ciclístico teve o apoio da Prefeitura de Sumaré, do Lions Clube, da RCO (assessoria esportiva), da Casa de Apoio e da Capelania do Hospital Estadual Sumaré. É recomendável o uso de tênis e capacete para maior segurança dos atletas.
Caius Lucilius