Um hospital público de ensino que não deve nada aos melhores hospitais particulares do país. É o caso do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), mantido pela Secretaria de Estado da Saúde e administrado pela Unicamp, que recentemente, conseguiu mais um fato inédito para um hospital público com pouco mais de três anos de vida: a conquista do Nível 2 da Certificação de Acreditação Hospitalar.
No final de 2002, o hospital conquistou a Certificação Nível 1, expedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), entidade credenciada pelo Ministério da Saúde. A Acreditação Hospitalar Nível 2, também conhecida como Acreditação Plena, assegura aos usuários do HES-Unicamp a excelência na qualidade da assistência à saúde. O HES foi o primeiro hospital público do país a conseguir este nível de qualidade.
A entrega da certificação aconteceu nesta sexta-feira (19/10) e foi feita pelo presidente da ONA Luiz Plínio Moraes de Toledo ao secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata – que representou o governador Geraldo Alckmin e ao vice-reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge. “Os progressos alcançados no HES realmente simbolizam o que há de melhor no Brasil”, destacou Barradas durante a cerimônia.
Para o diretor superintendente do HES-Unicamp, professor Lair Zambon, a expectativa é que a Certificação Nível 3 siga o mesmo ritmo da 1ª e da 2ª. Segundo ele, perto de 50% das áreas do hospital avaliadas, estão dentro dos critérios estabelecidos para alcançar a marca. “É um título inédito que demonstra a importância da área médica da Unicamp, como referência para a sociedade brasileira”, ressaltou Zambon.
COMEMORAÇÃO – Em um clima de muita alegria e satisfação, a cerimônia de entrega da certificação reuniu cerca de 500 pessoas no hospital, boa parte de funcionários envaidecidos com a conquista. A abertura do evento foi realizada pelo presidente da ONA Plínio Moraes de Toledo, que após o discurso entregou a placa com a certificação ao secretário Barradas. “Temos aqui um dos melhores hospitais públicos do País e queremos que esse modelo e sirva de referência e estímulo à outras instituições que priorizam a qualidade e a boa gestão hospitalar”, enfatizou o presidente da ONA.
Para o Secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata o certificado mostra que o trabalho no hospital é bem feito. “É o reconhecimento da qualidade oferecida à população”, afirmou Barradas. No entender do vice-reitor da Unicamp, Tadeu Jorge o que está acontecendo no HES-Unicamp demonstra que uma nova atitude e uma nova mentalidade são imprescindíveis em busca da qualidade, principalmente se for relacionada à pessoas. “Seu impacto é indispensável para diferenciar nossas perspectivas e assegurar que nosso País seja cada vez melhor”, destacou o vice reitor elogiando a conquista da Unicamp.
Para a médica June Barreiras Freire, uma das principais responsáveis pelo ingresso do HES-Unicamp nesse nível de qualidade, o melhor do prêmio é a influência positiva na área de saúde da região em que está localizado o Hospital Estadual Sumaré. “A Acreditação Hospitalar é a outorga de um certificado de avaliação que expressa a conformidade com um conjunto de padrões previamente estabelecidos”, diz.
A acreditação hospitalar é um novo conceito de qualidade que combina segurança com ética profissional, responsabilidade e qualidade de atendimento. Para conquistar a Acreditação, o HES demonstrou manter-se atualizado em diversas áreas, sempre buscando uma interação harmônica entre as áreas médica, tecnológica, administrativa, econômica, assistencial, ensino e de pesquisa.