Ensino e Pesquisa ganham área dentro do hospital

A direção do HES entregou sua área destinada ao ensino e pesquisa, que é uma das principais finalidades do hospital. […]

A direção do HES entregou sua área destinada ao ensino e pesquisa, que é uma das principais finalidades do hospital. A cerimônia de inauguração da Coordenação de Ensino e Pesquisa do HES foi realizada pelo diretor-associado da FCM, José Antonio Rocha Gontijo, pela coordenadora de ensino e graduação da FCM, profª Angélica Maria B. Zeferino e pelo diretor-superintendente do HES, Lair Zambon. O evento contou ainda com a presença de docentes, residentes e alunos da FCM além de funcionários do HES. A nova área de ensino e pesquisa está localizado no térreo do hospital.

Durante a cerimônia foi apresentada a futura área de ensino e pesquisa com 2.500 metros quadrados, formados por cinco salas de aula, biblioteca, lanchonete, banheiros, área de convivência e um anfiteatro com capacidade para 160 pessoas. As obras começam no próximo semestre e estarão localizadas ao lado do anexo 1 do HES. Os ambientes terão um projeto moderno que valoriza a iluminação e ventilação natural.

Para Lair Zambon essa é mais uma conquista para a comunidade atendida pelo hospital. Ele destacou o papel do hospital de perfil secundário, na atividade de ensino, proporcionando treinamento e estágio para os alunos de cursos técnicos, graduação e residência médica. “Hoje já temos praticamente alunos de todos os anos dentro do hospital e a relação deles com os pacientes tem sido bem avaliada dentro da faculdade”, ressaltou.

O professor Gontijo elogiou o esforço da direção do HES em fortalecer o ensino e a pesquisa na unidade. “Atualmente temos alunos da medicina aqui o ano inteiro e deverá ser ampliada nos próximos anos com a implementação da reforma curricular do curso da FCM”, disse o diretor-associado. Para o segundo semestre, está previsto o início de diversas pesquisas de ponta como as células tronco, que faz a coleta desde 2003.

No entender da profª Angélica Zeferino a referência do HES para os alunos de graduação é excelente, principalmente por seu um hospital secundário, com um perfil assistencial ideal para se desenvolver atividades práticas ligadas aos últimos anos da formação médica. No hospital, todas as grandes áreas clínicas são coordenadas por um docente do departamento correspondente da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.