O Centro de Diagnósticos de Imagens do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) instalou seu novo tomógrafo Aquilion Lightning 80 da Canon. Um equipamento de última geração comprado por R$ 1,8 milhão e que substituiu outro em uso desde 2009. O Aquilion 80 canais da Canon incorpora as mais recentes tecnologias de hardware, software e reconstrução, permitindo uma velocidade de reconstrução de até 50 imagens por segundo em resolução total e baixas doses de radiação.
Os recursos para a compra foram garantidos pela Secretaria de Estado da Saúde. Entre outros diferenciais do moderno aparelho de tomografia estão, por exemplo, uma maior abertura 78 cm – uma das maiores do mercado -, mesa de paciente com capacidade de 300 kg, sistemas de IA para que após o registro do paciente, que seleciona automaticamente os protocolos corretos para adultos ou crianças e controle automático de exposição totalmente integrado, possibilitando uma excelente qualidade de imagem e dose do paciente.
Além disso, o Aquilion Lightning da Canon é menor que o equipamento anterior e consume menos energia. Também vem com uma sofisticada técnica de reconstrução iterativa para reduzir artefatos metálicos pacientes com próteses, melhorando a visualização de implantes, apoiando ossos e tecidos moles adjacentes para um diagnóstico mais claro e confiante. “Um equipamento presentes nos melhores hospitais do Brasil e do mundo, agora à disposição de nossos pacientes. Um salto em qualidade de diagnósticos por imagem”, comemora Maurício Wesley Perroud Júnior, diretor superintendente.
A área de Engenharia realizou uma ampla reforma tanto na sala do equipamento como na sala de comando.
Caius Lucilius