HES inicia processo de certificação internacional

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) iniciou oficialmente nesta segunda-feira (22/02), os preparativos para a obtenção da uma certificação de Acreditação […]

O Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp) iniciou oficialmente nesta segunda-feira (22/02), os preparativos para a obtenção da uma certificação de Acreditação Canadense (Accreditation Canadá), a mais importante do mundo para hospitais. Trata-se de uma certificação que não é comercial e a escolha da instituição é prerrogativa do Comitê Canadense, que avalia previamente a gestão da qualidade do hospital interessado. No Brasil apenas quatro hospitais privados possuem esta certificação internacional.

De acordo com o professor Lair Zambon, diretor-superintendente do HES-Unicamp, a discussão mais efetiva sobre o tema aconteceu logo após a recertificação da Acreditação com Excelência do hospital, em julho de 2009. “O rumo a acreditação canadense é o aprimoramento do objetivo principal do HES, que desde o início de suas atividades, teve como foco a qualidade da assistência ao paciente”, comenta Zambon que acrescenta “No caso dessa certificação internacional um fator decisivo é o Capital Humano, que conseguimos estruturar ao longo desses anos”.

O início das atividades em busca da certificação canadense reuniu todo corpo gerencial, administrativo e assistencial do HES no anfiteatro do hospital. A palestra foi ministrada pela consultora Mara Maria Machado, do Instituto Qualisa de Gestão – IQG, instituição responsável através de joint venture com o Conselho de Acreditação Canadense, para implantação da metodologia no Brasil. “A certificação nasceu dentro das práticas assistenciais e um dos diferenciais é o foco maior na linha de cuidado dentro das relações interpessoais do hospital”, esclarece Mara Machado.

Segundo a consultora Mara Machado a Acreditação Internacional Canadense emprega 11 métodos diferentes, em que a gestão da assistência e os princípios de segurança do paciente são pontos fortes da metodologia. “Nessa certificação existe uma forte interação humana regida por “times” que vão trabalhar focados na estratégia da instituição, que neste caso é a segurança do paciente da entrada a alta do hospital”, destacou. Os times são grupos de funcionários de que estarão por trás das ações priorizadas na cadeia de processos na busca de resultados sistêmicos que garantirão as metas da acreditação internacional.

A partir de agora dois consultores estarão acompanhando mensalmente o processo de implantação da certificação. A previsão é que dentro de 24 meses a instituição seja credenciada. “As outras certificações foram decisivas para a aceitação do HES pelo comitê canadense e deverão continuar sendo revalidadas”, informa Mara. A avaliação final do processo de acreditação internacional é realizado por um médico e uma enfermeira canadenses que passarão cinco dias no hospital.

Os profissionais do IQG precisaram de quatro anos para adaptar a Acreditação Canadense (Accreditation Canadá) a realidade do sistema de saúde brasileira. Criada em 1951 por um grupo de médicos cirurgiões a Acreditação Canadense está presente em hospitais dos cinco continentes. No Brasil outros 21 hospitais estão em processo de implantação da Accreditation Canadá.