O HES-Unicamp é integrante de um projeto de colaboração científica entre pesquisadores da União Europeia, América Latina, Caribe e do Estado de São Paulo (ERA.Net-LAC). Em dezembro, as colaboradoras Ivete Saad e Juliana Nalin representaram o hospital na 4ª Conferência Anual de Pesquisa sobre Cuidados Paliativos, realizada na Universidade de Liverpool, Inglaterra. A Fapesp selecionou no Estado cinco projetos da USP, Unicamp e Unesp para participarem do ERA.Net-LAC.
O projeto da Unicamp é coordenado pelo professor Lair Zambon da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e é baseado no uso e na validação de questionários pós luto, como o CODE (Care Of the Dying Evaluation), empregado para a avaliar a qualidade do atendimento nos últimos dias de vida e a qualidade de vida dos doentes terminais por câncer no HES-Unicamp.
Segundo Ivete Saad a resposta à chamada da FAPESP foi bem vinda pelo grupo que participou do evento em Londres. Juliana ratifica a colega, e explica que o objetivo do estudo no HES é traduzir e validar a versão do questionário CODE em nosso idioma. “A proposta é padronizar sistematicamente a avaliação e os cuidados em pacientes terminais”, diz. Participam ainda Alemanha, Argentina, Inglaterra, Noruega, Polônia e Uruguai.
De acordo com o onco-pneumologista da FCM, o estudo multicêntrico internacional vai permitir comparações entre os países envolvidos e os principais resultados da pesquisa serão utilizados para implementar mudanças de prática clínica. “Essas mudanças envolverão parentes no planejamento de ações, especialmente, para melhorar a qualidade de vida de pacientes terminais com câncer”, explica Zambon.
O projeto europeu ERANet-LAC possui acordos no Brasil com o CNPq e com a Fapesp. O projeto é lastreado na Fapesp por uma Carta de Compromisso de financiamento para a Chamada EU-LAC HEALTH 2015/16, visando estimular a colaboração científica entre pesquisadores da União Europeia, América Latina, Caribe e do Estado de São Paulo.
A EU-LAC Health é um projeto financiado pela Comissão Europeia. Seu objetivo principal é definir um roteiro (roadmap) detalhado para orientar formuladores de políticas públicas e stakeholders nas futuras ações para apoiar a pesquisa cooperativa na área da saúde entre a União Europeia (UE), América Latina e Caribe (LAC).
A chamada EU-LAC Health foi implementada por meio de um esquema de financiamento no qual cada agência de fomento financiará seus próprios pesquisadores dentro de cada projeto de pesquisa multilateral, de acordo com as regulamentações nacionais e regionais.
Caius Lucilius