HES lança pedra fundamental do Centro de Ensino e Pesquisa

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, a diretora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Lilian Costallat, o pró-reitor […]

O reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, a diretora da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Lilian Costallat, o pró-reitor de Extensão, Mohamed Habib, e o diretor superintendente do Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), Lair Zambon, lançaram nesta quarta-feira (21), no Hospital Estadual Sumaré, a pedra fundamental da nova área de ensino, pesquisa e extensão do hospital, juntamente com seu Pólo de Capacitação. Na ocasião, em comemoração ao Dia da Árvore, foram plantadas cinco mudas nativas: dois ipês, um jacarandá, um jequitibá, um pau-brasil e uma jabuticabeira.

O início da construção da nova área coincide com a passagem dos cinco anos de atividades do hospital. Com 2.500 metros quadrados, o edifício terá seis salas de aula, biblioteca, anfiteatro de 180 lugares, salas de apoio e uma ampla área de convivência. Os ambientes obedecem a um projeto moderno que valoriza a iluminação e a ventilação natural. As obras já foram iniciadas e têm previsão de entrega para junho de 2006.

Em sua fala aos médicos, enfermeiros e funcionários que presenciaram o lançamento da pedra fundamental, o reitor José Tadeu Jorge elogiou o HES e disse que o hospital “tem a cara da Unicamp”. Segundo o reitor, a Unicamp se tornou conhecida por duas características fundamentais: seu sentido de pioneirismo e sua capacidade de inovar. “O HES tem sido muito fiel a esse binômio”, disse.

O reitor lembrou os vários prêmios e distinções recebidos pelo HES em seus cinco anos de vida, como sua classificação, já em 2002, como um dos dez melhores hospitais do País pelo Ministério da Saúde, a conquista da Acreditação Hospitalar Plena no ano seguinte, o título de Hospital Amigo da Criança em 2004 e, no mesmo ano, sua escolha como um dos cinco modelos de hospital a serem avaliados no contexto do BIRD através de consultores internacionais.

A diretora da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Lílian Costallat, destacou a importância do projeto da área de ensino e pesquisa para a formação dos alunos da faculdade. “Rapidamente veremos estas paredes crescerem para receber nossos alunos e professores”, disse Lílian, confessando-se encantada com o hospital. Para o pró-reitor de extensão, Mohamed Habib, “O HES é prova inconteste de que a Unicamp cumpre seu papel social. O HES tem sido exemplar nessa tarefas”, disse.

Para o superintendente Lair Zambon, esta é mais uma conquista para o ensino da Unicamp. Lair destacou o papel do hospital na atividade de ensino, proporcionando treinamento e estágio para os alunos de cursos técnicos, graduação e residência médica, além da pós-graduação. “Hoje já temos alunos de todos os anos dentro do hospital e a relação deles com os pacientes tem sido bem avaliada dentro da faculdade”, ressalta o superintendente.

O HES-Unicamp, credenciado como hospital de ensino no final de 2004, proporciona desde o primeiro ano de atividades treinamento e estágio para os alunos de graduação e residentes da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Faculdade de Odontologia (FOP) da Unicamp. Por ser um hospital de perfil secundário, complementa os serviços assistenciais do HC da Unicamp, que atua como hospital terciário. Atualmente participam de aulas no HES alunos de todos os anos do curso de medicina. O ambiente de hospital-escola se completa com a presença das alunas do curso de Enfermagem, que fazem seu estágio na obstetrícia do Hospital Estadual.

Os residentes do HES-Unicamp estão presentes no hospital desde fevereiro de 2001, em estágio regular, distribuídos pelas áreas de Cirurgia Geral, Pediatria, Otorrinolaringologia, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, UTI de adultos e no Serviço de Emergência. O HES-Unicamp também é referência para o ensino médio, integrando a rotina do hospital com a participação de alunos e estagiários dos cursos de auxiliares de enfermagem e técnicos em radiologia. Para completar, têm crescido, no hospital as pesquisas de pós-graduação em diversos setores.