HES participa de treinamento multicêntrico da Confederação Americana de Urologia

O HES-Unicamp foi um dos primeiros hospitais de ensino escolhidos no continente americano, para o treinamento de médicos de todo o mundo, […]

O HES-Unicamp foi um dos primeiros hospitais de ensino escolhidos no continente americano, para o treinamento de médicos de todo o mundo, em uma nova técnica para tratamento da incontinência urinária de esforço. A técnica do sling transobturatório foi desenvolvida inicialmente na França e aperfeiçoada nos Estados Unidos pela empresa AMS na forma do sling Monarc.

A técnica apresenta resultados importantes sob o ponto de vista clínico, como foi observado no estudo brasileiro coordenado pelo professor da disciplina de Urologia da FCM, Paulo Palma. O HES-Unicamp foi escolhido por oferecer a infra-estrutura adequada para a realização desta cirurgia sob responsabilidade do urologista Marcelo Thiel. Durante a primeira visita ao hospital pelos pesquisadores da Confederação Americana de Urologia (CAU), foram realizadas cinco cirurgias para implante do sling Monarc.

Participaram desde procedimento o presidente da CAU prof. Paul Escovar (Venezuela), o prof. Juan Manuel Aristizabal (Colombia), o prof. Marcelo Kobelinsky (Argentina), o prof. Carlos Bezerra (Faculdade de Medicina do ABC) e Edílson B. Castro, ginecologista do Hospital Estadual Sumaré, além de médicos residentes e alunos da Unicamp. O Estudo foi coordenado pelo prof. Paulo Palma (Unicamp) e Marcelo Thiel – Chefe da Urologia do HES.

O Monarc é um sling transobturatorio (AMS), autofixável, cujo kit possui um par de agulhas helicoidais e uma fita de polipropileno. Esta fita restabelece os ligamentos que sustentam a uretra e promovem seu fechamento durante o esforço. O resultado é uma melhora importante na qualidade de vida das pacientes, pois a incontinência urinária é também um problema social que tira a liberdade da paciente. O Hospital também recebeu no mesmo período, o professor Markus Eberhard (Suíça) para treinamento no estudo multicêntrico do Sling Safyre.